Após mais um ano sem inaugurações de estações, sistema deve ser expandido apenas na Linha 9-Esmeralda. Obras, no entanto, prometem evoluir em vários canteiros
O ano de 2023 foi mais um ano em que a malha metroferroviária não cresceu em São Paulo. Uma conjunção de fatores e erros do passado acabaram impedindo que o sistema sobre trilhos se expandisse.
A única inauguração possível, a estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, acabou postergada para 2024, enquanto outras obras estão em estágio ainda muito distante da conclusão.
Poderia ter sido diferente no entanto. A Linha 18-Bronze, por exemplo, teria grandes chances de ter sido entregue em 2023 se o ex-governador João Dória (na época no PSDB) tivesse assinado a ordem de serviço há muito esperada.
Em vez disso, Doria resolveu cancelar o ramal de monotrilho e rescindir um contrato em que o parceiro privado cumpria sua parte. Tudo para acomodar os interesses de um grupo empresarial do ABC Paulista, que controla o transporte coletivo de ônibus.
Quase quatro anos após a infeliz medida, o corredor de ônibus para o lugar da Linha 18 está sendo implantado a passos de tartaruga, a despeito da promessa do ex-tucano de inaugurá-lo em curto prazo.
São atitudes discutíveis e temerárias como essa que acabam atrasando os projetos de novas linhas ferroviárias em São Paulo. A estação Varginha é outra que já poderia ter sido aberta há anos não fossem decisões erradas que fizeram o projeto ficar parado por vários anos.
Mas o que esperar de 2024? Nada de muito especial já que as obras em curso atualmente têm seu horizonte de inauguração a partir de 2026, se não houver novas trapalhadas.
Leia também:Como reduzir a emissão de CO2 e melhorar a mobilidade urbana?
Veja a seguir o que pode ocorrer no ano que está começando:
Linha 1-Azul: a grande novidade no ramal mais antigo de São Paulo é o início da instalação de mais portas de plataforma dentro do contrato com o Consórcio Kobra.
Linha 2-Verde: é a linha que passa pela maior transformação, com a expansão até Penha e oito novas estações. Mas a inauguração só ocorrerá a partir de 2026, se não houver mais atrasos. Uma boa novidade seria o avanço do projeto executivo do trecho até Dutra, em Guarulhos.
Linha 3-Vermelha: o ramal está prestes a contar com o sistema CBTC, de sinalização, que atrasou. Com ele e as novas portas de plataforma, as viagens deverão se tornar mais rápidas e seguras.
Linha 4-Amarela: a grande promessa é o anúncio do início da construção da extensão até Taboão da Serra, que pode ocorrer em setembro, conforme disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Linha 5-Lilás: a ViaMobilidade está implantando uma nova área na estação Santo Amaro, mas ela não ficará pronta até o fim de 2024. Assim como a Linha 4, há expectativa pelo anúncio da extensão até Jardim Ângela.
Linha 6-Laranja: a Parceria Público-Privada com a LinhaUni avança com rapidez e devemos ver os dois tatuzões perto do fim da suas escavações. Inauguração, no entanto, só em 2026.
Linha 7-Rubi: o ramal deverá ser leilado junto ao Trem Intercidades Eixo Norte, em fevereiro. Mudanças, entretanto, só devem ocorrer a partir de 2025 e incluem o fim da parada em Luz.
Linha 8-Diamante: espera-se que a ViaMobilidade não apensa siga recuperando a infraestrutura do ramal como passe a colocar alguns Série 8900 prestando serviço nele. Hoje eles são exclusivos da Linha 9.
Linha 9-Esmeralda: é, como dissemos, o único ramal a crescer em 2024, com Varginha. Também deverá ver sua frota de trens cada vez mais formada pelos novos Série 8900. A esperança é que as falhas sejam reduzidas.
Linha 10-Turquesa: o ramal que atende o ABC está passando por modernizações pontuais em algumas estações, mas mudanças mais significativas somente numa futura concessão.
Linha 11-Coral: a novidade do ramal será a chegada em Barra Funda, que deve ocorrer em breve.
Linha 12-Safira: a linha, antes a mais precária da CPTM, tem visto seu intervalo cair, um movimento que continua acontecendo, graças às obras de modernização. Faltam trens mais modernos, no entanto.
Linha 13-Jade: ramal mais novo da CPTM, a Linha 13 deve ter como principal acréscimo a estreia do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, que tornará sua viagem mais interessante para quem tem voo marcado. Uma redução nos intervalos também seria bem-vinda.
Linha 15-Prata: a única linha de monotrilho em serviço está devendo o início da operação plena dos novos aparelhos de mudança de via e de um serviço mais regular, veloz e com menores intervalos. As duas expansões em curso só ficará prontas a partir de 2026.
Linha 17-Ouro: se não ficará pronta tão cedo, a Linha 17 ao menos pode render boas manchetes como a chegada do primeiro trem e, quem sabe, uma viagem de teste em algum trecho do ramal. O governo só deve abri-la mesmo em 2026.
Novas linhas
A Linha 19-Celeste, ligação metroviária entre Guarulhos e o centro da capital paulista, está numa etapa próxima de ser possível um leilão para construção, porém, o governador flerta com a prioridade à Linha 20-Rosa, que teve o projeto básico lançado dias atrás.
Portanto, será pouco provável que ocorra algum anúncio sobre as duas em 2024, além de lançamento de sondagens de mercado e estudos para encontrar uma forma viabilizá-las.
Fonte: Metrô CPTM