A fabricante norte-americana de jatos executivos Gulfstream Aerospace anunciou hoje, 20 de novembro, que concluiu com sucesso o primeiro voo transatlântico da história usando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).
Realizado no domingo, dia 19 de novembro, o voo foi feito com uma aeronave Gulfstream G600, que saiu da sede da empresa em Savannah, nos Estados Unidos, e pousou 6 horas e 56 minutos depois no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra.
Equipada com motores Pratt & Whitney PW815GA, ambos alimentados com 100% de SAF, esta missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis renováveis na aviação, que apresentam menor teor de carbono, enxofre e aromáticos.
Os dados coletados deste voo ajudarão a Gulfstream e seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis de baixo teor de aromáticos, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.
O SAF utilizado no voo foi produzido pela World Energy e entregue pela World Fuel Services. Era composto 100% de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA puro), que tem pelo menos 70% menos emissões de CO2 no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima.
Além disso, este combustível com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.
Mark Burns, presidente da Gulfstream, disse: “Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos para as gerações futuras.”
A Gulfstream ressalta que foi o primeiro fabricante de equipamento original do segmento de jatos executivos a voar 100% SAF. Outros parceiros importantes que apoiam este marco incluem Honeywell, Safran e Eaton.
“Gostaríamos de agradecer a todos os nossos parceiros pela ajuda na concretização deste voo marcante e pela parceria contínua na colaboração para defender o caminho da indústria da aviação para o uso 100% do SAF”, disse Burns.
Fonte: Aeroin