Mês de outubro, mês de lembrarmos a criança que já fomos. Como não lembrar da primeira bicicleta? Da liberdade, das brincadeiras, dos amigos, das voltas no quarteirão?
A imagem lúdica da bicicleta quando criança, se mantém na fase adulta, e dificulta, em muitos casos, entender o benefício que ela traz para toda a vida.
Convencer um adulto dos benefícios da bicicleta requer uma abordagem que leve em consideração seus interesses e preocupações específicas.
Até em eventos pertinentes à sustentabilidade e bem-estar e que, provavelmente, já têm pessoas com alguma compreensão dos benefícios ambientais deste meio de transporte, ainda é um desafio motivá-las a adotar essa prática.
O Código Brasileiro de Trânsito considera bicicleta como veículos com direito a circularem pelas ruas e com prioridade em relação aos automóveis.
Aqui estão alguns destaques para explicar os benefícios da bicicleta:
- Melhoria da aptidão cardiovascular, aumento da resistência e perda de peso;
- Auxílio na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas;
- Economia de dinheiro em combustível, estacionamento e manutenção de veículos;
- Evita engarrafamentos. Uma solução eficiente para se deslocar, especialmente em áreas urbanas congestionadas.
Procure conhecer histórias de pessoas que adotaram a bicicleta como meio de transporte e que tiveram experiências positivas.
Comece em parques e ciclovias. Busque profissionais que possam te orientar a ganhar mais confiança nas ruas.
Reduza os riscos no trânsito ao usar adequadamente os equipamentos de segurança e escolha rotas seguras.
Atualmente, as e-bikes ou bicicletas elétricas oferecem uma série de benefícios que as tornam uma opção atraente para muitas pessoas. Há muita tecnologia aplicada para dar mais conforto e mobilidade. Além dos benefícios de uma bicicleta normal, a e-bike:
- Ajuda na pedalada através do motor elétrico onde auxilia o ciclista enquanto ele pedala;
- Não emite poluentes e não consomem combustíveis fósseis, contribuindo para a redução da pegada de carbono;
- Permite aumentar a distância percorrida e assim usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, lazer e compras.
Pedalar é divertido, mas é importante lembrar que a bicicleta não é um brinquedo, é um meio de transporte sério, que requer cuidados e responsabilidades.
Manter a bicicleta em bom estado de funcionamento, respeitar as regras de trânsito e usar equipamentos de segurança, como capacete, são fundamentais.
É importante ensinar às crianças desde cedo sobre segurança e respeito às regras. Bicicletas são uma maneira maravilhosa de promover um estilo de vida ativo e ecologicamente correto, desde que sejam usadas de forma consciente e responsável.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities