Objetivo da ferramenta é ajudar a reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nas grandes cidades
Diminuir o tempo de deslocamento residência-trabalho é um dos grandes desafios de mobilidade urbana atualmente, uma questão que tem impacto, inclusive, na infraestrutura espacial das cidades, no sistema de transporte e em outras questões. Urbanistas brasileiros costumam dizer que, diariamente, ‘saem da zona oeste de São Paulo, em direção ao trabalho, o equivalente à população do Uruguai’.
De acordo com a última Pesquisa Origem-Destino, do MetrôSP, elaborada em 2017, essa máxima é verdadeira: as viagens da população da zona oeste paulistana já somavam na data 3,7 milhões/dia, enquanto o Uruguai não chega a 3,5 milhões de habitantes. Com esse enorme contingente populacional se deslocando todos os dias, são comuns problemas como viagens longas e superlotadas em todo o sistema de transporte público, além dos congestionamentos.
Dando match
Com foco nessa questão, a VR Mobilidade, uma unidade de negócios especializada em gestão de mobilidade corporativa da empresa de benefícios VR, acaba de lançar um serviço que promete encontrar a combinação perfeita entre o colaborador e seu local de trabalho.
Funciona da seguinte forma: chamada de Multirotas, a ferramenta verifica o endereço dos funcionários e das empresas que fazem a gestão de vale-transporte com a VR, sugerindo, se for o caso, uma realocação mais inteligente de determinado colaborador.
“A mobilidade corporativa está muito ligada à urbana. Uma rota de transporte mais eficiente para o trabalhador não só melhora sua qualidade de vida, mas também o torna mais motivado, produtivo e satisfeito”, diz Délio Lázaro, diretor da VR Mobilidade. O executivo acrescenta que, além desse aspecto, também há a redução do trânsito, que beneficia a sociedade de forma geral.
Segundo a VR, para as empresas contratantes há redução tanto das despesas quando dos deslocamentos, ‘em torno de 15% quando aplicada a inteligência’. Lázaro explica que a ferramenta confere quais oportunidades de trabalho ou realocação ficam mais viáveis ao colaborador, atendendo a critérios como menor distância, trajeto mais rápido,menor número de modais de transporte, entre outros exemplos.
Para quem roda a cidade
Outra funcionalidade da ferramenta é oferecida para profissionais que costumam fazer muitas viagens pequenas e médias diariamente, como representantes comerciais, entre outros. Trata-se da roteirização otimizada, uma forma de tornar a logística dos compromissos mais eficientes, reduzindo deslocamentos desnecessários.
“E, também, uma de melhorar a vida do profissional para que ele possa passar menos tempo no trânsito e mais com atividades que preferir”, explica Lázaro.
Fonte: Mobilidade Estadão