Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais dos setores público e privado, e de organizações, para conhecimento dos principais aspectos sobre mobilidade urbana em prol do desenvolvimento de cidades inteligentes mais inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
O curso será realizado entre os dias 29 e 30 de novembro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, nos formatos presencial e remoto, com transmissão ao vivo.
O planejamento e gerenciamento eficiente da mobilidade urbana são uns dos principais desafios contemporâneos para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Com o objetivo de esclarecer conceitos, fomentar reflexões e transmitir conhecimentos sobre o assunto, a Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), desenvolveu a proposta do Curso Mobilidade Urbana: Disruptiva, Sustentabilidade e em Transformação.
A iniciativa é direcionada a pesquisadores, especialistas, gestores, executivos e profissionais cujos nichos de atuação integram os ecossistemas de mobilidade urbana, considerando os âmbitos financeiros e jurídicos, além de aspectos sociais e ambientais.
Mobilidade urbana é pauta relevante nas agendas estratégicas das cidades
A mobilidade urbana é um tema que ganha cada vez mais espaço e importância nas discussões de planejamento, gestão de projetos e planos de governo e da esfera empresarial nas cidades. Dentre os enfoques em evidência, destaca-se o cenário de expansão da urbanização, que resulta no aumento de problemas associados ao trânsito, e aos meios de transportes, impactando na qualidade de vida e na manutenção do bem-estar dos cidadãos.
“A mobilidade urbana é um dos maiores desafios no Brasil e no mundo. Para enfrentar esse desafio, precisamos encará-lo combinando todas as técnicas, experiências, instrumentos disponíveis e inovação. Neste curso, vamos explorar e discutir novos horizontes de conhecimento que possibilitarão o melhor entendimento e direcionamento da mobilidade urbana”, destaca Karisa Ribeiro, Professora do curso e Coordenadora regional de operações público privada do Grupo BID para a região do Cone Sul e Coordenadora do grupo temático de ESG no Infrawomen.
Neste âmbito, o curso tem a missão de traçar abordagens holísticas e apresentar informações e estudos sobre a mobilidade urbana – sob uma ótica de natureza disruptiva, sustentável e de constante transformação – para ampliação da discussão, busca de implantação de soluções tecnológicas avançadas e fortalecimento da segurança jurídica para atuação nos segmentos de mobilidade, transportes e infraestrutura. Confira o conteúdo programático na íntegra aqui.
Corpo docente
O curso contará com a participação de Cristiane Gomes, Mestre em Engenharia de Produção; Elias de Souza, Professor e pesquisador de smart cities e mobilidade urbana; Gabriel Fajardo, Secretário Adjunto de Parcerias e Concessões do Estado do Rio Grande do Sul; Karisa Ribeiro, Engenheira de Transporte com especialização em planejamento estratégico, PPP e concessões; Sergio Avelleda, Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia; Simone Caberlon, Mestre em Arquitetura e Urbanismo e Técnica em Trânsito e Transporte na Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre/RS.
Serviço
Curso Mobilidade Urbana: Disruptiva, Sustentável e em Transformação
Data: 29 e 30 de novembro, das 9h às 18h
Local: CREA-SP – Av. Angélica, 2364, Consolação, São Paulo – SP
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Assessoria de Imprensa:
Karolina von Sydow – Necta
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829