O maior evento de cidades inteligentes e de mobilidade urbana do Brasil é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities e abrange uma programação de conteúdo multi temática e de alta qualidade para imersão nos ecossistemas em pauta, incluindo o lançamento de diversas tecnologias e inovação em smart cities.
Dentre as novidades, a 9ª edição do evento apresentará o Óculos OrCam, que colabora para a melhoria dos processos de aprendizagem e na promoção da acessibilidade nas escolas para alunos com deficiências visuais.
Para que uma cidade seja inteligente, humana e inclusiva, esta precisa priorizar práticas de inclusão digital, que facilitem e democratizem o acesso às tecnologias de informação e comunicação para todas as pessoas, independentemente de condições limitantes existentes. A partir dessa concepção, a Prefeitura de Pato Branco (PR) idealizou um recurso inovador tecnológico que facilita o acesso à informação e auxilia no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência visual, denominado Óculos OrCam.
A concepção da inovação de tecnologia assistiva é uma iniciativa da Administração Pública Municipal, apoiada pela Secretaria de Educação e será lançada oficialmente, em arena exclusiva, durante o Connected Smart Cities & Mobility Nacional – o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Para acompanhamento e cobertura do CSCM 2023, efetue o credenciamento da imprensa aqui.
Óculos OrCam: Conceito e benefícios do recurso de acessibilidade
Como o uso inteligente da tecnologia pode contribuir para a formação de uma educação inclusiva? Para possibilitar o acesso rápido e em tempo real a dados e informações em geral por estudantes com deficiência, a gestão pública da cidade de Pato Branco decidiu investir na aquisição de ferramenta de tecnologia assistida, os Óculos OrCam.
“O objetivo é promover a inclusão e o acesso igualitário à educação. E, essa decisão visa proporcionar recursos inovadores que ajudem alunos com deficiências visuais a participarem ativamente das atividades educacionais, garantindo uma experiência de aprendizado mais abrangente e equitativa”, destaca Jusara Santos Ritzmann, Secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco.
De acordo com a Secretaria, o instrumento representa um progresso expressivo de acessibilidade digital de pessoas com deficiências visuais no ambiente de aprendizagem escolar. “O conceito por trás dos óculos OrCam é fornecer uma ferramenta compacta e discreta que utiliza recursos de reconhecimento de imagem e inteligência artificial para auxiliar os usuários em suas atividades diárias”, explica Jusara Santos Ritzmann.
Estruturalmente, o recurso integra uma pequena câmera embutida e um dispositivo para saída de áudio. “A câmera captura imagens do ambiente e, em seguida, a inteligência artificial interpreta essas imagens para realizar várias tarefas, como reconhecimento de texto, rostos e objetos. As informações são transmitidas para o usuário por meio do dispositivo de áudio, permitindo que eles ouçam as descrições e os detalhes dos elementos capturados pela câmera”, explica a Secretária.
Em relação aos benefícios do óculos, destacam-se: prática eficaz de leitura e compreensão independente de textos; maior propensão ao reconhecimento de imagens, como rostos, cenários, produtos e objetos; maior autonomia para participação e interação na aulas, possibilitando o acesso a diversos materiais escritos, como slides de apresentação e lousa, através do uso do recurso. Além disso, o equipamento possui um sistema de alerta de coleta e transmissão de informações, e possibilita a realização de projetos e pesquisas em bibliotecas.
Óculos inteligente também potencializa desenvolvimento cognitivo e interação social
O uso do Óculos OrCam contribui significativamente para o avanço da aprendizagem e do desempenho educativo cognitivo, fortalecendo a capacidade de interpretação e memorização, além de contribuir no processo de interação social, melhoria da autoestima e elevação da confiança de estudantes para a realização de tarefas, de forma independente.
“Uma câmera no tamanho de um dedo, que se fixa magneticamente a qualquer moldura de óculos e lê o texto impresso e digital, reconhece rostos, produtos, notas de dinheiro, horas, entre outros, permitindo que o aluno receba informações do que está ao redor”, conclui Jusara Santos Ritzmann, Secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco.
Sobre o Orcam MyEye
Desde 2021, a Prefeitura vem aderindo à tecnologia assistiva para a população. São 12 dispositivos Orcam MyEye adquiridos para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A tecnologia assistiva busca trabalhar com recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência, visando proporcionar a elas autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Nas escolas, é desenvolvida materiais escolares pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros.
Participe do CSCM 2023
A 9ª edição do evento apresenta uma programação transversal que abrange painéis de discussão, com a participação de mais de 300 palestrantes, ao longo de 12 palcos simultâneos, dos principais aspectos associados aos eixos temáticos: Cidades Participativas e Engajadas; Cidades Conectadas; Cidades Empreendedoras; Cidades Prósperas; Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas; Conectividade & Integração; Data Analytics; Tendências; Mobilidade Compartilhada; Mobilidade Ativa; Veículos Elétricos e Mobilidade Para as Pessoas.
No total, o CSCM promoverá mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade para conectividade e interação entre os principais atores dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana. Além de dedicar espaços exclusivos para debates de agendas de parceiros estratégicos e cases de sucesso. Conheça a programação na íntegra aqui.
Serviço:
Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Sobre o CSCM
O Connected Smart Cities & Mobility Nacional é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
Assessoria de Imprensa:
Karolina von Sydow – Necta
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829