spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSTecnologiaLANÇAMENTO OFICIAL DE NOVA PLATAFORMA DE GTFS ACONTECE NO CONNECTED SMART CITIES...

LANÇAMENTO OFICIAL DE NOVA PLATAFORMA DE GTFS ACONTECE NO CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY NACIONAL

A iniciativa é da Bus2, empresa de soluções em inovação voltadas ao transporte público, que fomenta o gerenciamento inteligente de dados pelas prefeituras das cidades brasileiras e o avanço de políticas públicas em mobilidade urbana.

 A 9ª edição do CSCM será realizada, entre os dias 4 e 5 de setembro, em São Paulo, e reunirá os principais atores de cidades inteligentes, mobilidade urbana, transporte aéreo e mobilidade aérea urbana para a análise de cenários e debates acerca dos principais desafios a serem enfrentados por esses ecossistemas.

A expansão de cidades mais sustentáveis no futuro é um grande desafio contemporâneo e envolve um amplo conjunto de variáveis. O transporte público é um pilar estratégico nesse processo e a condução eficiente desse sistema colabora para uma mobilidade urbana mais inteligente, conectada e inclusiva. 

Para estimular a promoção de estratégias eficientes na administração do transporte coletivo e do tráfego nos municípios brasileiros, a Bus2, empresa que desenvolve soluções customizadas, análises e métricas para a gestão de dados,  criou uma plataforma de geração de GTFS (General Transit Feed Specification ou Especificação Geral de Feeds de Transporte Público), que será apresentada e disponibilizada oficialmente, para órgãos gestores, no Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), em setembro, em São Paulo.

 Origem, funcionalidades e importância da plataforma para o incentivo de smart cities 

A disponibilização da plataforma foi inspirada em um curso realizado, recentemente, pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). “O curso enfatizou a importância do General Transit Feed Specification (GTFS) para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes no setor de transporte. Paralelamente, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) tem incentivado a abertura de dados relacionados ao GTFS, destacando como isso pode impulsionar melhorias na gestão e fornecer uma visibilidade mais completa das informações do transporte em qualquer município”, explica Gustavo Balieiro, Diretor da Bus2. 

Como a plataforma funciona na prática? De acordo com Gustavo, a partir de um cadastro gratuito, a ferramenta possibilita a realização de uma série de etapas para o processamento de informações, que envolve a importação, geração, edição e exportação de dados ou feeds abertos de GTFS.

Em relação aos benefícios do uso da plataforma, destaca-se a eliminação de fatores limitantes tecnológicos que podem dificultar a atuação das prefeituras no setor do transporte. “Com uma interface simples, intuitiva e amigável, mesmo os municípios sem experiência técnica poderão criar seu próprio GTFS para garantir que as informações da sua oferta do transporte público estejam disponíveis e resultem em melhorias no funcionamento do sistema. ”, ressalta Gustavo Balieiro.

Lançamento com demonstração prática no CSCM

No segundo dia do Connected Smart Cities & Mobility Nacional, 05/09, a Bus2 vai apresentar, no palco 12,  a partir das 16 horas, os propósitos da ferramenta e auxiliar o público a se cadastrar, navegar e conhecer as funcionalidades da plataforma. 

“Também vamos mostrar como a ferramenta pode ser estratégica no planejamento e na gestão de políticas públicas, além de facilitar a informação aos usuários”, complementa o Diretor da Bus2. 

Bus2 participa de painel temático Tendências de Mobilidade Urbana 

No dia 4 de setembro, Gustavo Balieiro também participará do palco temático Tendências de Mobilidade Urbana, entre 16h e 17h30, que vai debater os processos de transformação de pesquisas tradicionais em automatizadas, entre outros aspectos.

Além das funcionalidades do sistema, o Connected Smart Cities e a Bus2 lançaram um aplicativo exclusivo de mobilidade para o Evento Nacional.

O aplicativo de mobilidade urbana do Connected Smart Cities 2023 apresenta informações em tempo real do transporte público de São Paulo e com ele é possível localizar em mapa os pontos de parada e de recarga de créditos nas proximidades e consultar a tabela horária das linhas que operam em sua cidade ou região.

Serviço:

Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023
  Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Sobre o CSCM

O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

Assessoria de Imprensa:

Karolina von Sydow – Necta   
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos