O maior evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil acontecerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de setembro, e contará com a presença de diversas autoridades públicas e principais atores desses nichos do mercado.
Nesta edição, são esperados 5 mil participantes, mais de 300 palestrantes para discussão de eixos temáticos estratégicos e mais de 50 expositores para a divulgação de novas tecnologias e inovações em prol do avanço de smart cities no Brasil.
Como as cidades podem se tornar mais inteligentes e garantir mais qualidade de vida para os cidadãos? Através de investimentos no desenvolvimento urbano, de forma integrada, humana e sustentável, a vida social poderá ser muito beneficiada. Para debater este cenário, desafios e perspectivas de fomento de smart cities no contexto nacional, a Plataforma Connected Smart Cities realizará na próxima semana, nos dias 4 e 5 de setembro, o Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Além de profissionais de empresas, startups, entidades de classe, agentes financeiros, organismos internacionais, pesquisadores e demais atores atuantes nos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana, o CSCM 2023 contará com a presença de diversas autoridades públicas interligadas a mais de 100 prefeituras do Brasil.
Neste âmbito, participarão representantes das cidades de Goiânia, Pato Branco, Santos, Jundiaí, Recife, Osasco, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Boa Vista, Palmas, Niterói, Amargosa, Garopaba, Primavera do Leste, Santo André, Jaguariúna, Marília, Natal, Pindamonhangaba, Parauapebas, Mogi das Cruzes, Assaí, Fortaleza e Jacareí, entre muitas outras.
“Será um evento muito dinâmico e rico em conteúdo de discussão, com mais de 50 painéis temáticos para debate de práticas e propostas de avanço de smart cities e da mobilidade urbana. Além de apresentação de novidades e lançamento de soluções inovadoras fundamentais para o crescimento das cidades”, destaca Paula Faria, CEO e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility Nacional.
O credenciamento para a realização da cobertura do CSCM 2023 poderá ser feito através deste formulário de inscrição.
Confira a programação
Na abertura do evento, a partir das 9h, haverá cerimônia oficial com a presença de autoridades representativas de poderes públicos e privados. Também será apresentado o resultado da 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities, edição 2023. O estudo avalia e seleciona as cidades com mais de 50 mil habitantes, que possuem o maior potencial de desenvolvimento do Brasil. No levantamento, são considerados indicadores específicos e eixos temáticos de avaliação, que atestam os serviços inteligentes nas cidades. O lançamento do estudo será feito ao vivo.
Em seguida, ainda no dia 04, serão realizados mais de 20 painéis de discussão sobre questões relevantes associadas a eixos temáticos estratégicos dentro dos ecossistemas de cidades inteligentes e mobilidade urbana, com apresentação de cases, tecnologias e soluções já implantadas, que servem como oportunidade para a melhoria das mais de 5,5 mil cidades brasileiras.
No segundo dia do evento, 5 de setembro, serão anunciadas as prefeituras agraciadas na 2ª edição do Selo Connected Smart Cities, que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, a partir do estudo de seis dimensões de análise: planejamento; governança; infraestrutura e serviços Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); maturidade de parcerias; ecossistema de inovação e tendências de evolução.
No âmbito das startups. os finalistas da 9ª edição do Prêmio CSC farão apresentação das suas soluções, e conheceremos ao vivo os vencedores do Prêmio que reconhece negócios inovadores do setor público, de empresas e organizações que atendam às necessidades da população e contribuem para que as cidades se tornem ainda mais inteligentes e conectadas. No dia 05 serão realizados mais de 30 painéis temáticos ao longo do espaço de fórum de discussão em uma área de 7 mil m².
Nos dois dias, o CSCM disponibilizará mais de 90 horas de conteúdo de alta qualidade, em 12 palcos simultâneos. Os painéis de discussão estão interligados aos seguintes eixos temáticos: Cidades Participativas e Engajadas; Cidades Conectadas; Cidades Empreendedoras; Cidades Prósperas; Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas; Conectividade & Integração; Data Analytics; Tendências; Mobilidade Compartilhada; Mobilidade Ativa; Veículos Elétricos e Mobilidade Para as Pessoas.
Conheça todos os palestrantes confirmados aqui. O evento nacional também contará com rodadas de negócios, espaços para realização de networking de impacto e apresentação de cases, além de divulgação de produtos e serviços para estímulo do crescimento de smart cities.
Dentre as atividades previstas nas agendas dos parceiros CSCM, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) realizará, no dia 4/9, a partir das 16 horas, o lançamento do Manual de compras Públicas, com coordenação de Camila Murta, Líder GT de Compras Públicas da Associação ABES, e prefácio do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes. A atividade também promoverá sorteio de exemplares do material autografado.
O evento também disponibilizará arenas exclusivas para apresentações de soluções em inovação, tecnologia e sustentabilidade que poderão contribuir para o desenvolvimento de cidades brasileiras e com melhorias para a qualidade de vida da população.
Dentre as temáticas, destacam-se a apresentação de ações que auxiliam a transformação digital de processos e serviços prestados ao cidadão; sistemas de monitoramento terrestre e aéreo; ferramentas de mapeamento da gestão de problemas no tráfego urbano, soluções de descarbonização e eficiência energética; mobilidade urbana e transporte público; cibersegurança, entre outras.
No total, são esperados 5 mil participantes, mais de 300 palestrantes e mais de 50 expositores. “O objetivo do CSCM é promover uma forte integração entre os principais protagonistas dos ecossistemas de planejamento e gestão das cidades para reflexão e busca de uma transformação multidimensional dos espaços urbanos, tornando-os mais inteligentes, inclusivos e conectados”, destaca Paula Faria.
O Evento Nacional acontece simultaneamente com o AirConnected e Connected Urban Air Mobility, uma iniciativa que promove uma programação de conteúdo de discussão exclusiva envolvendo a importância da conexão das cidades inteligentes com o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana.
Sucesso das edições anteriores
Nas últimas oito edições do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), estiveram presentes mais de 20 mil visitantes, houve a participação de mais de 800 marcas expositoras, entre patrocinadores, parceiros e apoiadores, e realização de mais de 1.200 reuniões de conexões e negócios.
Serviço:
Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023
Para mais informações e inscrições, clique aqui.