A fim de alavancar ainda mais as potencialidades do projeto, o Think Tank ABES e o Instituto de Estudos Avançados da USP fizeram uma parceria para que juntos possam dar suporte aos pesquisadores
Com o intuito de integrar a academia com o setor de tecnologia, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software criou um Think Tank – Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação.
“Think Tank” é o termo que se usa para uma organização de pesquisa e análise que gera conhecimento e ideias sobre questões públicas, desempenhando um papel importante na democracia, fornecendo informações e perspectivas informadas para tomadores de decisão políticos e públicos.
A fim de alavancar ainda mais as potencialidades do projeto, o Think Tank ABES e o Instituto de Estudos Avançados da USP fizeram uma parceria para que juntos possam dar suporte aos pesquisadores. Desta forma todos se integram para contribuir com um Brasil mais digital e menos desigual.
O Think Tank é interdisciplinar e atrai pesquisadores de todo o país e do exterior. A integração universidade-empresa se dá por meio da participação em comitês e grupos de trabalho da Associação, ambientes onde há uma participação efetiva das empresas de tecnologia nos temas que estão em pauta no momento, tais como Inteligência Artificial, Plataformas Digitais, Governo Aberto, Governo Digital, Futuro do Trabalho, Segurança Cibernética, Segurança Jurídica e Tributária, Reforma Tributária no Setor de Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados, Identidade Digital, Dados Abertos, Cidades Inteligentes e Compras Públicas.
Também há uma preocupação em comunicar a sociedade e, para isso, os pesquisadores periodicamente escrevem artigos que são publicados em mídias abertas, (incluir link das publicações) a fim de levar conhecimento à população. Desta forma, o Think Tank desempenha um papel importante na democracia, fornecendo informações e diferentes perspectivas para tomadores de decisão políticos e públicos, ajudando a educar o público sobre temas importantes e a promover a discussão informada sobre políticas públicas.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Jamile Sabatini Marques é diretora de Inovação e Fomento e diretora do Think Tank – Centro de Inteligência de Inovação, Políticas Públicas e Inovação da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES e já atuou em alguns programas de fomento à inovação. É pós-doutora em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento pela UFSC e pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. É Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde defendeu a sua tese sobre a importância de se fomentar a Inovação para gerar desenvolvimento econômico baseado no Conhecimento.