Segundo o IMMU, novos semáforos vão reconhecer a fila de veículos de uma via e ajustar o tempo do sinal automaticamente.
Os semáforos inteligentes começaram a ser instalados em algumas das vias de Manaus. O novo equipamento consegue fazer a leitura do fluxo de veículos em uma avenida movimentada. Após a leitura, o sinal realiza um ajuste automático do tempo, e diminuiu as retenções no trânsito.
De acordo com o Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), os novos sinais realizam reconhecimento das filas dos veículos e ajustam, de forma automática, o tempo do semáforo.
“O semáforo inteligente realiza a leitura do fluxo de veículos, e após análise, acontece a otimização do tempo do fluxo. Então se tiver muitos veículos, o tempo do sinal ‘verde’ será maior”, justificou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
O engenheiro de trânsito Manoel Paiva, explicou que apenas o semáforo inteligente, não resolverá sozinho os problemas do trânsito da cidade.
“Não basta ter apenas a iluminação verde ou vermelha. A sincronização é a mais importante e que possa dar preferência ao transporte coletivo, para diminuir a alta carga de veículos na cidade”, declarou.
De acordo com o IMMU, dos 50 novos equipamentos a serem instalados neste semestre em Manaus, 30 são de modelos antigos, que serão atualizados, e outros 20 são de novos equipamentos.