spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosABERTURA DO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES...

ABERTURA DO PARQUE DA MOBILIDADE URBANA CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES E ATORES ESTRATÉGICOS DO ECOSSISTEMA DE CIDADES INTELIGENTES

A solenidade recebeu a presença de Gilmar Pereira Miranda, Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo; Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, entre outros convidados.

Nesta quinta-feira, 22/06, a Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Estadão, iniciou a abertura do primeiro dia de realização da 2ª edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Complexo Esportivo do Pacaembu. A solenidade de recepção aos presentes iniciou-se com palavras de boas-vindas de Paula Faria, idealizadora e CEO do Connected Smart Cities e PMU.

“A mobilidade urbana tem um impacto enorme na vida de todos nós. Estamos nos deslocando o tempo todo. Nos deslocamos para ir para o trabalho, para fazer compras, para nos divertir, para estudar. Se o ecossistema da mobilidade urbana é multidimensional e conecta pessoas, bens e serviços nas cidades, e seus impactos têm consequências socioeconômicas, logísticas e ambientais, como garantir o deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa?”

“Estamos falando de complexidade e para resolver questões complexas, precisamos de diálogo e colaboração dos diferentes atores do poder público, do setor econômico, academia e das demais organizações para pensarmos em soluções que tragam qualidade de vida para as pessoas”, destaca Paula Faria sobre a importância de refletir e reconhecer o tema como pauta intrínseca ao desenvolvimento de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis.

Em seguida, Daniel Canello, Diretor do Estadão Blue Studio, destacou a relevância do evento para a discussão de pautas que refletem no planejamento e na busca de avanços de projetos em mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva. “Se tem um assunto que afeta a todos nós é a mobilidade. Precisamos debatê-la para trazer à luz problemas e discutir temas, como a descarbonização”.

Em relação ao contexto estadual, Augusto Almudin, Diretor da Companhia Paulista de Parcerias da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, representante do Governador Tarcísio de Freitas no evento, frisou a necessidade de “estruturar bons projetos de parceria” para o aprimoramento da mobilidade urbana e destacou que o Governo vem investindo no fortalecimento do transporte público metroferroviário.

Com isso, o objetivo da agenda governamental é focar no incremento de vias expressas para a redução dos tempos de viagem e em projetos de expansão de linhas de trens e metrôs para uma “mobilidade mais justa e altamente responsável”.

O desafio da busca do desenvolvimento sustentável das cidades é multidimensional e engloba toda a sociedade. Neste sentido, de acordo com Cristina Albuquerque, Diretora Global de Eletromobilidade da WRI Brasil, o foco é investir em um futuro melhor para os grandes centros urbanos. Neste âmbito, a organização anunciou a idealização de um projeto que selecionará 10 cidades para serem capacitadas a resolverem as suas problemáticas no setor de mobilidade em prol da implementação de soluções no futuro”. O processo abrirá inscrições até o dia 18 de setembro e poderá ser melhor compreendido a partir do Portal da organização.

Em relação às pautas prioritárias no campo da mobilidade, para Sérgio Avelleda, Sócio Fundador – Urucuia Inteligência em Mobilidade Urbana, os temas descarbonização, segurança viária e financiamento do transporte público demandam ampla atenção de políticas públicas. Francisco Scroffa, Country Manager Brasil da Enel X, complementa a análise deste cenário contemporâneo.

“A ideia é apresentar soluções em mobilidade urbana sustentável e elétrica. Por isso, somos um grupo que foca em projetos em smart cities, de eficiência energética e no desenvolvimento de soluções eficientes no setor. Acreditamos que o Brasil tem enormes oportunidades na área de mobilidade urbana. O mercado do país é enorme”, ressalta.

O mercado de eletromobilidade, por exemplo, já é uma realidade no Brasil. De acordo com o Gilmar Pereira Miranda, Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo, representante do prefeito Ricardo Nunes, a nova gestão está comprometida a realizar investimentos para expansão da frota eletrificada e maior acessibilidade da população a este modelo de mobilidade.

No encerramento da cerimônia de abertura, Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, ressaltou que o desafio é recuperar décadas de dificuldades enfrentadas pelo setor, investindo na convergência de ações e criação de ferramentas, com a colaboração de toda a comunidade; valorização do marco legal do transporte público; integração de diversos modais; projetos de renovação de frota e outros em prol da tarifa zero; “pensando no usuário final”.

“Além de investir em projetos de alta capacidade, PPPs para a busca de investimentos em infraestrutura aliados à operação para funcionalidades”, complementa Andia, que ainda destacou o grande potencial do Brasil para se tornar um grande hub da descarbonização e a importância da recriação do Ministério das Cidades para o avanço da mobilidade inteligente e de smart cities.

Segunda dia do PMU apresenta novas trilhas temáticas sobre mobilidade urbana inteligente

Nesta sexta-feira, 23/06, o Parque da Mobilidade Urbana vai promover o segundo dia de apresentação de conferências temáticas envolvendo aspectos fundamentais para a compreensão da realidade da mobilidade urbana e buscas de novas perspectivas para o setor. Saiba mais informações aqui.

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos