O programa é uma realização da Plataforma Connected Smart City e destacou também o papel do Selo CSC, como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes.
Nesta segunda-feira, 19/06, o Programa Online da Plataforma Connected Smart City recebeu Karina Florido Rodrigues, Coordenadora do Programa de Cidades Inteligentes, da Prefeitura de Jaguariúna; e o Fábio Ferraz, Secretário de Governo da Prefeitura de Santos, para compartilharem com Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios do CSC, e Vitor Amuri Antunes, diretor de Projetos na SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, os avanços dos municípios em iniciativas voltadas para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, inclusivas e disruptivas.
O conjunto de boas práticas coordenadas em cidades inteligentes é avaliado e reconhecido pelo Selo CSC, iniciativa que premiou 28 cidades na sua edição de estreia, em 2022, dentre elas, os municípios de Santos (Selo Ouro) e Jaguariúna (Selo Aspiracional). Conheça mais o projeto e resultados já atingidos aqui.
Durante a sua apresentação, o secretário Fábio Ferraz destacou que o Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Santos é um exemplo de iniciativa promissora de transformação digital e conectividade de serviços essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar da população. “A nossa lógica é a integração. Integrar agências diversas e serviços públicos. Sintetizar qualquer tipo de ocorrência, que podemos observar. Esse tipo de tecnologia tornou possível a análise de indicadores e temos muito que avançar ainda”, explica ele, que ainda mencionou outras referências neste contexto, como o projeto Santos 5.0.
Em relação à realidade de Jaguariúna, Karina Florido Rodrigues ressaltou o crescimento da cidade, em médio e curto espaço de tempo, que já foi eleita, pelo Ranking Connected Smart City, por quatro vezes consecutivas como a cidade brasileira mais inteligente e conectada em relação aos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes. E, elogiou a concepção do Selo como ferramenta estratégica de incentivo à adoção de práticas em smart city pela gestão pública em conjunto com a sociedade.
“O Selo é muito interessante, nos certifica, ajuda a gente a trocar experiências e melhorar a prestação de serviços para a população”, destaca ela, que ainda ressaltou a importância do incentivo ao processo de letramento digital como uma estratégia para a transformação das cidades.
Confira o programa na íntegra aqui.
Selo CSC 2023
Já estão abertas as inscrições para a premiação deste ano. Acesse o formulário de cadastro aqui e preencha o documento até o dia 15 de julho. Para mais informações, acesse o portal oficial.