Mais do que administrar estacionamentos, empresa ajuda a tornar cidades mais conectadas e sustentáveis
Líder mundial em gestão de estacionamentos, a Indigo tem investido cada vez mais na oferta de novos serviços, em soluções para a mobilidade urbana e na integração entre diferentes tipos de transporte utilizados nas grandes cidades, ajudando a torná-las mais conectadas e eficientes.
Com uma equipe global dedicada ao tema cidades inteligentes, que busca novas parcerias para diversificar o uso de estacionamentos, a empresa vem apostando em soluções voltadas à última milha, em postos de recarga para veículos elétricos e projetos que favoreçam a utilização de bicicletas.
“Nosso papel como gestores de estacionamentos é conectar soluções para a mobilidade inteligente, entender a demanda, volumes e criar o apoio para uma experiência positiva”, afirma o CEO da Indigo Brasil, Thiago Piovesan.
Entre as iniciativas da empresa no País, o executivo destaca a criação de polos de recarga elétrica. Hoje, mais de 200 carregadores estão presentes em áreas geridas pela empresa. Eles já possibilitaram por volta de 2.500 abastecimentos, fazendo com que cerca de 9 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas na atmosfera. Os efeitos positivos no meio ambiente serão ainda maiores, já que a expectativa é de ampliar as parcerias e chegar a 700 pontos de recarga até 2025.
Outro pilar importante das smart cities é a sustentabilidade. Por isso, diz Piovesan, a Indigo instalou 1.228 placas de energia solar no edifício-garagem do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba. O equipamento é responsável pelo fornecimento de aproximadamente 50% da energia do local. Outra prática que contribui para o meio ambiente é a reciclagem de uniformes em desuso.
Nascido há cinco décadas na França, o Grupo Indigo também tem em seu país de origem uma série de formatos de negócio inovadores em suas áreas de estacionamento. Um deles é o armazenamento e distribuição de hortaliças e alimentos perecíveis, através de uma parceria com a rede varejista Mon-marché.fr. “Ela entrega alimentos frescos, vindos de Orléans, para os clientes em Paris. Para diminuir o tempo de deslocamento, criou centros de distribuição em estacionamentos subterrâneos, com a instalação de câmaras frigoríficas e a presença de equipes que separam e entregam os pedidos com bicicletas elétricas carregadas no próprio local”, conta Piovesan, lembrando que o Cyclopark também tem boa aceitação na França. A estrutura, além de ser estacionamento para bicicletas, inclui vestiário e área de oficina, na qual os ciclistas podem fazer reparos e calibrar pneus. “Temos operações em 24 Estados brasileiros e estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes, buscando parcerias para avançar com esses novos projetos também no Brasil”, conclui o CEO da Indigo.
Fonte: Mobilidade Estadão