Encontro anual reúne políticos, empresários, pesquisadores e demais interessados para discutir questões do ciclismo urbano
Governança, inovação, logística, gênero, cultura e educação estão entre os principais assuntos nos debates e encontros. Entre os palestrantes estava Viktoriia Prokopenko, especialista em mobilidade sustentável. Prokopenko falou sobre como as bicicletas estão ajudando a Ucrânia no período da guerra, como meio de transporte, com a campanha #BikesForUkraine.
Presença brasileira
O deputado estadual Jorge Brand (PDT), o Goura, do Paraná, foi o único político brasileiro nas mesas de debate. Em uma fala durante o último dia do evento, ressaltou a importância do ciclismo para o Estado.
“Depois de dez anos tentando falar com prefeitos e convencê-los que o ciclismo é importante para a mobilidade urbana, nós [o coletivo] decidimos que deveríamos ocupar a política”, afirmou. Goura também é um dos fundadores da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. A Associação participou, depois, da criação do Plano Cicloviário de Curitiba.
Ao todo, foram mais de 350 palestrantes, em mais de 75 debates programados. Além disso, ocorreram visitas técnicas, encontros entre líderes e uma parada de 11km que reuniu centenas de pessoas.
Ao mesmo tempo, no início desta semana, dia 15, a Federação de Ciclistas Europeu anunciou os quatro vencedores da segunda edição do EFC Awards. As campeãs foram as cidades de Helsingborg (com dois prêmios), Essen e Oslo. A premiação é endereçada às cidades da Europa que mais reforçam o ciclismo. Desde a primeira edição, o prêmio é entregue durante o evento.
Velo-City pelo mundo
Ano passado, a conferência foi em Liubliana, na Eslovênia, cidade cuja arquitetura é considerada perfeita para pedalar, inclusive em dupla, lado a lado. A inspiração veio de Copenhagen, desde os anos 70. O evento também já aconteceu no Brasil, em 2018, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Mobilidade Estadão