Formulário para cadastramento de ações potenciais já está disponível na plataforma ReDUS
Dando continuidade ao trabalho de conhecer temas e projetos que farão parte de políticas públicas mais inclusivas para as periferias do país, o Ministério das Cidades disponibilizou uma ferramenta para que agentes territoriais possam cadastrar iniciativas que reflitam a potência de suas comunidades. Para participar, basta que um responsável pela ação acesse o endereço eletrônico redus.org.br e preencha o formulário. Podem ser cadastradas iniciativas populares, realizadas por coletivos, movimentos, organizações e demais agentes coletivos organizados, sediadas nas periferias de todo o Brasil. São bem-vindas todas as ações, das mais pontuais e menos estruturadas até as de maior porte.
A partir das informações cadastradas, a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades vai criar um mapeamento do que está sendo desenvolvido nas periferias brasileiras para formular e propor, em articulação com outros órgãos, uma política para ser executada pelo Governo Federal nos próximos anos. Esse trabalho tem como objetivo reduzir as desigualdades nessas localidades com estratégias mais condizentes com a realidade das periferias, por meio da valorização das vocações e boas experiências que já vem sendo desenvolvidas com resiliência e criatividade nas comunidades.
Esse trabalho é fruto da parceria do projeto Cidade Presente, do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência alemã de cooperação técnica, e do Ministério das Cidades.
Fonte: Gov.br