Estudo considera temas como segurança, mobilidade urbana e planejamento financeiro; município também é destaque em outros indicadores nacionais
Com alto índice de desenvolvimento, Hortolândia se consolida como a “cidade do futuro” e reúne indicadores que comprovam o crescimento acelerado do município. A cidade acaba de ser considerada como a 10ª mais desenvolvida em todo o Estado de São Paulo, segundo estudo divulgado pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), formado por professores da USP, UFSCar e Fatec-SP.
O estudo considera municípios acima de 200 mil habitantes. A proposta dos organizadores é explorar indicadores de qualidade de vida que não são abordados pela classificação tradicional do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que explora majoritariamente temas como Educação, Saúde e Economia.
Além de considerar o Meio Ambiente, o NEC inova ao apresentar a avaliação de indicadores das áreas de segurança, mobilidade urbana e finanças públicas.
Além disso, Hortolândia está entre as dez cidades do Estado com maior número de loteamentos protocolados, elevado crescimento populacional, alta taxa de abertura de empresas, uma das maiores médias salariais da região, entre outros destaques.
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, avalia que o planejamento estratégico é fundamental para que o município figure em uma posição favorável no ranking de municípios mais desenvolvidos do Estado. “Somos uma cidade jovem, portanto, o planejamento é fundamental. Quando o gestor pensa apenas em obras eleitoreiras, não pensa em melhorar a cidade, é impossível subir um degrau. Em Hortolândia, pensamos 30 anos à frente. Temos obras já programadas para serem executadas em 2025. Chegamos a essa posição devido ao planejamento, bom uso do dinheiro público, habilidade na captação de recursos e, principalmente, por pensarmos na construção de uma cidade de qualidade, inteligente e sustentável”, comenta.
CIDADE INTELIGENTE
As ações de planejamento implementadas pela Prefeitura para consolidar Hortolândia como cidade inteligente e sustentável têm dado resultado positivo. Prova disso é que o município está no ranking “Connected Smart Cities – Edição 2022” com as 100 cidades inteligentes do Brasil, elaborado pelas empresas Urban Systems e Necta.
O ranking coleta dados e informações de 680 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com base em estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021. O objetivo do ranking é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento.
O ranking analisa 75 indicadores de 11 eixos, que são: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo. No ranking geral, Hortolândia ficou na 98ª posição com 729,525 pontos.
Hortolândia foi destaque no eixo Urbanismo, no qual ficou na 13ª posição com 7,427 pontos. Nesse eixo a nota máxima é 9,5 pontos. O município também teve bom desempenho no eixo Economia, no qual ficou na 48ª posição com 4,885 pontos, sendo que a nota máxima é 14,0 pontos.
Fonte: Todo dia