Na próxima semana, dia 24 de maio, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos realizará a 2ª edição do maior encontro do País reunindo entes governamentais e especialistas para discussão de propostas e análise de cenário de desafios para o fomento do transporte metroferroviário brasileiro.
Em uma entrevista exclusiva abordando a importância de investimentos na ampliação de redes de transporte estruturante para o avanço da mobilidade urbana brasileira, o representante da CRRC Changchun, Huaifeng Wang, afirma que: “Na construção de uma cidade moderna em rápido desenvolvimento, a criação de transporte inteligente é crucial para melhorar o fluxo dos deslocamentos”.
O planejamento de uma agenda de ações estratégicas focadas no desenvolvimento da mobilidade urbana é fundamental para acompanhar as transformações das cidades e conter os impactos socioambientais. Neste processo, a valorização e o incentivo à expansão do transporte metroferroviário urbano nacional podem ser estratégicos para uma governança mais eficiente dos sistemas de deslocamento, beneficiando a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente.
Com o objetivo de debater o cenário da mobilidade urbana atual e as perspectivas de crescimento do transporte metroferroviário de passageiros brasileiros, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos promoverá na próxima quarta-feira, 24 de maio, o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, em Brasília (DF).
Para Huaifeng Wang, o representante da multinacional CRRC Changchun, um dos grupos mundiais que atuam na fabricação e comercialização de equipamentos ferroviários: “A construção urbana no Brasil está se desenvolvendo em alta velocidade e o transporte é considerado o ‘vaso sanguíneo’ do desenvolvimento urbano”. Neste âmbito, para o especialista, o incentivo da expansão da concepção de transporte inteligente, especialmente de modais sobre trilhos, “promoverá ainda mais o desenvolvimento sustentável da urbanização e aumentará a competitividade abrangente da cidade”.
CRRC-Changchun fornece soluções sistemáticas para o transporte ferroviário e promoverá ações em prol do crescimento de práticas em smart city no Brasil
No início de março, a CRRC Changchun Brasil apresentou, no Rio de Janeiro, durante uma Conferência de Intercâmbio de Tecnologia e Cultura entre a China e o Brasil, um portfólio de soluções inovadoras e tecnológicas para o setor de mobilidade urbana conduzida por trem e divulgou os resultados positivos alcançados por esta modalidade de transporte no estado.
“Desde 2008, a empresa forneceu um total de 604 veículos ferroviários de passageiros para o estado do Rio de Janeiro. Os modais atenderam plenamente às demandas durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil, conquistando um alto reconhecimento dos cariocas e clientes. Foram implementados produtos integrados com elementos mais inteligentes, como monitoramento automático de temperatura, direção automática e triagem flexível, resultando em uma oferta de serviços de alta qualidade para o deslocamento da população local”, informou Huaifeng Wang.
O Grupo também divulgou a criação, recentemente, de um Centro de Intercâmbio Cultural e Tecnológico de Cidade Inteligente no Rio de Janeiro. “O planejamento e a construção de cidades inteligentes tornaram-se pautas importantes. E, devem sempre seguir os conceitos de desenvolvimento de cidades de baixo carbono e ecológicas. Combinar efetivamente a tecnologia moderna com a concepção de cidade inteligente, com o uso de técnicas do Big Data, é o nosso principal objetivo. E, a partir do Centro de Intercâmbio Cultural e Tecnológico de Cidade Inteligente, a CRRC Changchun está disposta a assumir uma responsabilidade social e dar um novo impulso ao planejamento e desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil”, explicou Wang.
Com enfoque no futuro promissor das cidades, a CRRC Changchun seguirá prestando mais atenção e investindo no desenvolvimento do transporte ferroviário brasileiro. “ A nossa empresa continuará promovendo investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, e promovendo sucessivamente nossos produtos de ponta para vários governos municipais e estaduais, incluindo trens leves sobre trilhos por supercapacitores e trens com 100% do piso baixo; uma nova geração de metrôs sem motoristas, com um nível de operação totalmente automatizada, intitulada de GOA4; trens urbanos movidos a hidrogênio, etc”, concluiu o representante desta empresa.
Fórum de Mobilidade Urbana
Nesta quarta-feira, 24 de maio, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos realizará o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, em Brasília (DF) com o intuito de debater o cenário, as necessidades e propostas para o avanço do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. Saiba mais sobre a programação do evento e confira as informações sobre inscrições aqui.
O credenciamento para imprensa também já está aberto e pode ser feito aqui.
Serviço
Fórum de Mobilidade Urbana
24 de maio
Unique Palace, Brasília (DF)
Para mais informações, acesso à programação completa e inscrições, clique aqui.
Sobre a ANPTrilhos
A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil e parte da indústria metroferroviária. Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos atua pelo desenvolvimento e aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos, considerando a realidade e as necessidades das diversas cidades brasileiras.
Assessoria de Imprensa do Fórum de Mobilidade
Mariana Neves – MNeves Comunicação (ANPTrilhos)
imprensa@anptrilhos.org.br
+55 11 98366-4117
Karolina von Sydow – Necta
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829