Os primeiros trens regionais do mundo movidos a hidrogênio estão transitando pela Alemanha. O objetivo é substituir todas as locomotivas diesel um dia. A empresa francesa Alstom e a rival alemã Siemens estão na concorrida incursão de trens movidos a hidrogênio.
O Grupo Siemens e a companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn realizaram a primeira viagem experimental de seu trem de hidrogênio Mireo Plus H e testaram seu sistema de reabastecimento móvel. O trem trafegou nos trilhos do Centro de Teste e Validação da Siemens em Wegberg-Wildenrath, no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
A Siemens comunicou nesta terça-feira (13/09) que “o sistema completo de hidrogênio será usado no serviço regular de passageiros a partir de 2024 e substituirá o trem movido a diesel”. No teste estiverem presentes os presidentes executivos da Siemens, Roland Busch, e da Deutsche Bahn, Richard Lutz, assim como o secretário de Estado do Ministério dos Transportes alemão, Hartmut Höpper.
Os trens movidos a hidrogênio utilizam uma tecnologia de propulsão significativamente ecológica, pois emitem apenas vapor d’água. O reabastecimento é feito por meio de uma estação móvel de armazenamento de hidrogênio. A tecnologia promete trazer uma contribuição significativa para a eliminação do combustível diesel, sendo a expectativa de que essa forma de propulsão substitua num futuro próximo todos os trens movidos a diesel no transporte regional.
A sucursal de mobilidade do Grupo Siemens, Siemens Mobility, e a Deutsche Bahn apresentaram publicamente o projeto H2goesRail em novembro de 2020. “O novo trem Mireo Plus H não emite nada além de água. Tem um alcance de cerca de 800 quilômetros, pode trafegar a até 160 quilômetros por hora e ser reabastecido rapidamente”, afirmou Busch.
Economia de milhares de toneladas de CO2
Ao logo de sua vida útil de 30 anos, cada trem economizará até 45 mil toneladas de emissões de CO2, comparado às viagens de automóveis, segundo o chefe da Siemens. O projeto está sendo financiado com 13,74 milhões de euros oriundos do Ministério dos Transportes, como parte do Programa nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível.
Segundo a Deutsche Bahn, um fator-chave para viabilizar a tração a hidrogênio é a velocidade de reabastecimento, quase tão alta quanto nos veículos a diesel. O hidrogênio para abastecer os trens será produzido em Tübingen pela sucursal DB Energy por meio de eletrólise, usando eletricidade verde retirada diretamente da fiação elétrica da linha férrea.
O Mireo Plus H entrará em serviço em 2024 na rota entre as cidades de Tübingen e Pforzheim, no estado de Baden-Württemberg. Somente nessa rota, a mudança do diesel para o hidrogênio economizará cerca de 330 toneladas de emissões de CO2 por ano.
A Deutsche Bahn ainda opera cerca de 3 mil veículos ferroviários movidos a diesel. O objetivo da companhia é convertê-los aos biocombustíveis. Para os veículos novos, a Deutsche Bahn quer usar novas formas de propulsão, como a tecnologia de hidrogênio ou de baterias.
Fonte: G1