Novos produtos prometem carregamento mais rápido e recurso de monitoramento
A Siemens anunciou o lançamento de dois novos modelos de carregadores para veículos elétricos no mercado brasileiro.
O primeiro é o Sicharge-D, carregador ultrarrápido para espaços públicos com potências entre 160 kW e 300 kW. Segundo a empresa, o diferencial é o cabo de carregamento, que suporta 400 amperes de pico. Isso significa um carregamento real em 150 kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil.
“O principal benefício é a possibilidade de realizar a recarga de 20% a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, tornando a conveniência de uso muito próxima a de um veículo a combustão, que faz o abastecimento em poucos minutos”, diz a marca em comunicado.
O Sicharge-D também pode ser expandido com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco veículos elétricos simultaneamente.
Já o segundo carregador é o VersiCharge de 7kW e 22kW, modelo disponível desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí (SP) para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia. E que agora chega ao mercado de residências, empresas e estacionamentos.
O usuário desse modelo dispõe de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED. A solução pode ser instalada em colunas ou na parede e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais.
Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, a fabricante afirma ser possível monitorar completamente até 10 carregadores.
Investimento em Megacharge
A Siemens tem trabalhado em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3.2MW de potência para veículos elétricos pesados. A tecnologia promete habilitar o uso em aplicações de longa distância.
A companhia também desenvolve, em conjunto com a Witricity, soluções de carregamento sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo de carregamento dos carros elétricos.