Reconhecimento será para iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva
Para a melhoria na qualidade de vida nas cidades, a esfera pública, em conjunto com a iniciativa privada, deve atender às necessidades da população. Nessa dinâmica, é essencial que haja planejamento e gestão de um sistema de mobilidade urbana inteligente.
Esse tema estará presente na segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), evento que será realizado entre os dias 22 e 24 de junho, no Memorial da América Latina, na capital paulista, e que, neste ano, lança o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. Idealizada pela plataforma Connected Smart Cities (CSC) e o portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana –, a premiação foi criada para reconhecer iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
Como participar
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 4 de maio, pelo portal Parque da Mobilidade Urbana, por profissionais e organizações que atuam nos segmentos de transporte público e logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.
Na avaliação, o comitê de júri vai priorizar soluções e ações inovadoras e transformadoras que tenham gerado resultados positivos para o ecossistema de mobilidade no País. “Estou muito feliz de poder ajudar e contribuir com essa importante iniciativa para um futuro melhor das cidades”, diz Meli Malatesta, jurada e consultora em políticas públicas, planos e projetos de Mobilidade Urbana Ativa.
Categorias de avaliação
Projetos e iniciativas nos seguintes campos
- Mobilidade Sustentável (categoria pública e privada)
- Inovação e Transformação (categoria pública e privada)
- Segurança Viária
- Mobilidade Ativa
Profissionais com atuação relevante para o setor
- Carreira Inspiradora
- Mulheres Que Inspiram na Mobilidade Urbana
Conheça alguns cases
- Fortaleza
A capital pernambucana vem se destacando nas ações de segurança viária e, atualmente, é considerada a cidade brasileira que mais reduziu as mortes no trânsito – mais de 50% – nos últimos oito anos. A cidade também investe em projetos de mobilidade ativa e sustentável com o aumento na estrutura cicloviária e nos espaços públicos para a circulação segura de pedestres.
- Bogotá
No âmbito internacional, a capital da Colômbia destaca-se como detentora da maior frota de e-bus, ou ônibus elétricos, em operação no mundo, ficando atrás apenas da China. A cidade também promove o programa Visión Cero, de proteção e segurança no trânsito, que também apresenta bons resultados em Chicago, Nova York, Suíça, entre outros locais.
Fonte: Mobilidade Estadão