spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosSMART CITIES 2023: ESTREIA DO PROGRAMA CIDADES, CAFÉ & PROSA APRESENTA BOAS...

SMART CITIES 2023: ESTREIA DO PROGRAMA CIDADES, CAFÉ & PROSA APRESENTA BOAS PRÁTICAS EM SMART CITY NA CIDADE DO RECIFE

Projeto Porto Digital, aplicativo Conecta Recife e o 2º Ciclo de Inovação Aberta de transformação digital, além do Visit Recife, de gestão de informações do turismo local, foram destaques nas declarações do presidente da Emprel, Bernardo D´Almeida, e do gestor de Comunicação da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, José Flank Bekemball Gonçalves, como ações promissoras em smart city.

O programa, que integra a programação de eventos online da Plataforma Connected Smart Cities, apresentará quinzenalmente um bate papo com autoridades de cidades que se destacaram no Selo CSC e vêm desenvolvendo uma agenda de iniciativas voltadas à expansão do desenvolvimento de cidades mais inteligentes, resilientes e inclusivas.  

Na manhã desta segunda-feira, 03/04, o sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), Willian Rigon, apresentou o primeiro Programa Cidades, Café & Prosa de 2023. A iniciativa integra a programação de eventos online da plataforma e promoverá, quinzenalmente, uma conversa com representantes do poder público para divulgação de projetos e ações que estão sendo realizados para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

Na abertura do programa, o sócio-diretor da plataforma CSC, destacou a importância da iniciativa que incentiva a expansão do conceito smart city no país. “O programa apresenta reflexões e conteúdos aprofundados de cases de cidades que tiveram destaque no Selo Connected Smart Cities, trazendo representantes do poder público e organizações privadas envolvidas na implementação ou oferecimento de soluções inovadoras para as nossas cidades”, salientou.

“Teremos a participação nessa jornada de cidades de diferentes regiões e portes para demonstrar que a transformação de cidades brasileiras em cidades inteligentes é um caminho para todas as cidades”, concluiu ele. 

Neste primeiro episódio, foi apresentado o cenário atual de soluções inovadoras em smart city na cidade do Recife (PE), que conquistou a 23ª colocação no Ranking Connected Smart Cities em 2022. Dentre as categorias de destaque, a cidade alcançou a 5ª posição em Empreendedorismo e a 15ª posição em Tecnologia e Inovação. A cidade do Recife também recebeu o Selo Ouro de boas práticas no movimento de cidades inteligentes, na última edição da iniciativa. 

Selo Connected Smart Cities

Sobre o  Selo Connected Smart Cities, Willian Rigon relembrou a origem e os propósitos da iniciativa, ao salientar a conquista do segundo nível mais alto de reconhecimento atingido pela cidade. “Em 2022, a plataforma, em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, desenvolveu uma iniciativa para incentivar o desenvolvimento e reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes. O Selo avalia ações a nível de desenvolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, permitindo uma participação autodeclaratória, ativa das cidades, com cinco escalas de avaliação: Aspiracional, Bronze, Prata, Ouro e Diamante”, explicou.

Entre os dias 18 e 19 de maio, a plataforma Connected Smart Cities também realizará o Workshop Selo Connected Smart Cities, com opções presenciais na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) e também online e remota. Para mais informações e inscrições, acesse a página oficial.

Recife e o panorama de ações de aprimoramento de serviços de interesse público

O convidado do programa, Bernardo D´Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e diretor executivo de Gestão da Anciti (Associação Nacional de Cidades Inteligentes), destacou iniciativas de incentivo à inovação, integração e ao desenvolvimento de soluções para a transformação digital dos serviços públicos. “O Porto Digital está dentro de um ecossistema de tecnologia que é internacionalmente conhecido. Uma iniciativa muito bem sucedida na cidade do Recife, que também teve inspiração no Connected Smart Cities, que nos ajudaram a encontrar parâmetros para essa transformação digital”, analisou.

D´Almeida também destacou a criação da plataforma Conecta Recife, que oferece melhorias na prestação de informações e serviços aos cidadãos recifenses e obteve resultados significativos na área da Saúde, sobressaindo-se em campanhas de vacinação. ”Recife teve a maior orquestração entre tecnologia e saúde em benefício do cidadão e nos permitiu que tivéssemos informações dos nossos 1,6 milhões de habitantes”, pontuou. “Com mentes experientes e novas, Recife vem evoluindo em transformação digital”, concluiu.

Em relação à questão da mobilidade, o presidente da Emprel analisou os desafios do setor na cidade e anunciou o lançamento do segundo Ciclo de Inovação Aberta como caminho para essa transformação. “Este 2º ciclo tem quatro desafios e mais um bônus. Um dos desafios bônus é a desburocratização  do serviço público para que possa ser aplicado como uma solução tecnológica inovadora, e colocamos esse desafio na mobilidade”, destacou.

A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Mobilidade Estadão, também realiza o Parque da Mobilidade Urbana com o objetivo de promover um espaço interativo entre players do setor para a troca de informações, apresentações de conteúdo e possibilidade de imersão em experiências únicas neste universo, tendo em vista a promoção de tendências de mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva nas cidades brasileiras.

Investimentos em plataformas de integração de conteúdo agregam avanços ao Turismo local

O gestor da Comunicação do Recife na Secretaria de Turismo, Flank Bekemball Gonçalves,

que atua na prefeitura há 15 anos, frisou que a gestão de atendimentos do setor público voltados à área de Turismo vem se renovando cada vez mais, através da exploração inteligente da tecnologia, e destacou a relevância do projeto Visit Recife, criado em 2008. “É um site voltado para o turista, com roteiros, atrações, agendas, e vamos melhorar ainda mais o nosso site, fazendo um sistema de conexão com o próprio Conecta, para melhorar a integração com o recifense e o turista”, explicou.

Assista, na íntegra, o primeiro Programa online Cidades, Café e Prosa aqui.

Próxima agenda

O próximo programa será transmitido, no dia 17 de abril, e vai contar com a participação de representantes da cidade de Jundiaí (SP).

Vem aí o CSC GovTech 2023

No programa, Willian Rigon também destacou que falta pouco tempo para a realização do maior evento de transformação digital para o setor público no Brasil, promovido pela plataforma Connected Smart Cities, o GovTech, no dia 19 de abril, em São Paulo. Para informações, programação e inscrições, clique aqui. Como proposta de lançamento da iniciativa nacional, será promovido um evento GovTech gratuito, em Brasília, no dia 12 de abril. Saiba mais informações sobre inscrições presenciais e virtuais, neste link

“O Connected Smart Cities já ocorre há mais de oito anos e neste ano gerou um evento spinoff  que abordará uma trilha de conhecimento referente à soluções digitais cada vez mais em pauta dentro do setor público, que envolve as 5.570 cidades brasileiras”, observa Willian.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos