Com 96% de taxa de reciclagem, produção anual vai ultrapassar os 50 mil módulos para carros elétricos da marca alemã
A unidade piloto deverá ter capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais recuperados serão utilizados para produzir mais de 50 mil módulos de bateria para novos carros elétricos da Mercedes-Benz, volume que poderá ser ampliado a médio e longo prazo.
A primeira etapa da fábrica, a desmontagem mecânica de baterias de veículos elétricos, está prevista para começar a funcionar no fim deste ano. A Mercedes-Benz espera instalar uma linha-piloto de hidrometalurgia alguns meses depois, a depender do resultado de discussões em andamento com o setor público, segundo nota à imprensa.
Sem especificar a quantia, a montadora afirmou ainda que o investimento é da ordem de dois dígitos de milhões de euros na construção da fábrica zero emissão. O empreendimento é financiado pelo Ministério da Economia e Proteção Climática da Alemanha como parte de um projeto de pesquisa científica.
Mercedes-Benz desenvolve ciclo fechado de reciclagem
Com taxa de reciclagem de mais de 96%, a planta de Kuppenheim é um passo decisivo para fechar o ciclo de material para as baterias dos carros elétricos da marca, afirmou o membro do conselho do Grupo Mercedes-Benz, Jörg Burzer, em nota. No futuro, a fábrica cobrirá todas as etapas, desde a desmontagem no nível do módulo até a trituração e secagem e processamento de materiais para baterias.
A Mercedes-Benz atua em parceria com a Primobius, joint venture de tecnologia entre a empresa alemã de engenharia mecânica SMS Group e o desenvolvedor de projetos australiano Neometals.
Fonte: Automotive business