spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteCONHEÇA O SELO VERDE, CERTIFICAÇÃO QUE ATESTA O COMPROMISSO DAS EMPRESAS DE...

CONHEÇA O SELO VERDE, CERTIFICAÇÃO QUE ATESTA O COMPROMISSO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE COM O MEIO AMBIENTE.

Promover o uso do transporte coletivo de forma sustentável sempre foi um compromisso da Semove. Desde 1997, a entidade mantém o Programa Ambiental Semove, que possui diversas linhas de ação, incluindo a gestão ambiental empresarial e a educação ambiental do setor.

A entidade também foi pioneira ao criar o primeiro Centro de Serviços Ambientais – CSA – do setor de transportes do país. O Centro tem a missão de promover a melhoria do desempenho ambiental dos veículos, através da melhor gestão ambiental e do incentivo ao uso de combustíveis e tecnologias alternativas nos ônibus.

Uma importante iniciativa do Programa Ambiental é o Convênio Selo Verde, fruto de uma parceria entre a Semove, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da CNT e do SEST/SENAT. O Selo Verde tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente e o consumo de diesel pelas empresas de transporte coletivo.

O projeto consiste na medição e controle da emissão de poluentes pelos motores dos ônibus através de equipamento especializado. A medição é feita a cada quatro meses por técnicos do convênio, que percorrem as sedes das empresas com as cinco unidades móveis do Programa Despoluir, analisam a qualidade do combustível e medem a opacidade da fumaça preta dos veículos.

As avaliações são realizadas de acordo com critérios estabelecidos pela legislação ambiental estadual, segundo a Resolução Conema 58, que aprova a NOP-Inea 14 – Procon Fumaça Preta. Os veículos que estão em conformidade com os níveis aceitáveis de poluição recebem o adesivo do Selo Verde. O serviço inclui também a entrega de laudos e o acesso a um banco de dados que permite a consulta ao histórico de medições da frota.

Os resultados gerados pelo Convênio Selo Verde para a melhoria da eficiência energética do setor de transportes por ônibus no Rio de Janeiro são evidentes, conforme comprovam os números do projeto no último ano:

-Em 2022, foram aferidos 51.527 veículos e, desse total, 99,4% foram aprovados. Isso significa que 48.432,91 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

-No mesmo período, 1.087,97 toneladas de material particulado deixaram de ser emitidas e mais de 18 milhões de litros de diesel também deixaram de ser consumidos.

Diante desses resultados positivos, a expectativa da Semove para 2023 é ampliar o convênio, com a aquisição de novas unidades móveis para a aferição dos motores dos ônibus, e estimular a adoção de práticas ambientalmente responsáveis, diminuindo os impactos no meio ambiente e na saúde pública.

A entidade acredita que através do seu olhar atento para a questão ambiental está contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida da população e assumindo, cada vez mais, um papel decisivo para a construção de um futuro melhor para toda a sociedade.

Fonte: SEMOVE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos