- Iniciativa, liderada pela 99, realizou mais de 40 mil corridas com carros eletrificados em 2022;
- Em menos de um ano, a Aliança soma mais de R$35 milhões investidos em soluções para eletromobilidade no Brasil;
- Ações reforçam o compromisso da 99 em soluções inovadoras e sustentáveis para motoristas parceiros, passageiros e meio ambiente.
A Aliança pela Mobilidade Sustentável evitou que 82 toneladas de CO2 (gases poluentes) fossem emitidas em 2022, durante os nove meses de testes com veículos eletrificados realizados no Brasil, usando São Paulo como pólo. A Aliança é liderada pela 99 e formada por outras 12 empresas do setor de transporte e tem a missão de construir o futuro da mobilidade no Brasil, por meio da democratização de veículos híbridos e elétricos no País.
Fundada em abril de 2022, a iniciativa soma mais de R$35 milhões investidos e já impactou cerca de 60 mil passageiros com uma frota de 450 carros eletrificados (entre híbridos e elétricos), em 40 mil viagens pelo aplicativo da 99.
“Com a Aliança, é possível fomentar o setor em toda a sua amplitude, por meio de soluções inovadoras e sustentáveis. Nossos investimentos atuam em todos os segmentos do ecossistema com um forte compromisso de atender aos motoristas parceiros da 99 e seus respectivos passageiros com soluções econômico-financeiras viáveis, visando conforto e sustentabilidade”, comenta Thiago Hipolito, diretor de Inovação e Líder de DriverLAB na 99.
Em 2022, seu primeiro ano de atuação, a Aliança também inaugurou o primeiro posto 100% elétrico do Brasil, por meio da EZ Volt, em parceria com a Vibra e a própria 99. Além disso, lançou um programa de locação de veículos elétricos com a Movida, em que os motoristas parceiros da 99 tiveram a locação facilitada, com descontos de até 50%. Isso, somado à economia de combustível do motorista, proporcionou redução de até 25% nos custos operacionais dos parceiros.
Eletrificação da frota de apps
Os esforços da 99 e da Aliança pela Mobilidade Sustentável pela eletrificação estão em linha com uma tendência de mobilidade divulgada em um estudo McKinsey, realizado em outubro de 2022. Segundo os dados da consultoria, as empresas de transporte por aplicativo e os seus motoristas parceiros devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil. Segundo o estudo, os veículos eletrificados têm sintonia com o modelo de negócio do transporte por aplicativo por duas razões: a alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento; e a utilização do veículo majoritariamente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga.
Essa visão é compartilhada pela 99 que, por meio do DriverLAB, área de inovação e tecnologia da empresa, 100% focada no motorista parceiro, viabilizou a Aliança pela Mobilidade Sustentável.
“O uso de tais veículos geram impactos positivos tanto na mobilidade urbana, quanto na economia que o motorista de aplicativo tem com o uso do carro eletrificado. Hoje, essa redução chega a 80% em relação ao modelo a combustão, quando analisamos os custos com combustível e manutenção. Sabemos, no entanto, que esse automóvel ainda tem um valor de aquisição alto para o motorista. Sendo assim, nossos esforços com a Aliança é trazer soluções socioeconômicas tanto para motorista e consumidores, quanto para o meio ambiente”, destaca Thiago Hipolito.
Compromissos e metas até 2040
A 99, por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável tem metas definidas como: aumentar a participação dos veículos eletrificados entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%), contribuir para a criação de 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 2.000), chegando a 10 mil para este período.
Os dados acima, tendem a contribuir para que o País atenda às expectativas apontadas pela pesquisa McKinsey, que destaca que até 2040, as receitas com veículos eletrificados vão atingir 65 bilhões de dólares com uma marca de 11 milhões de veículos.
Com informações da Assessoria de Imprensa
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