Por conta da alta no tráfego nas rodovias, a quantidade de acidentes de trânsito sofrem aumento durante os meses de dezembro e janeiro
O início de um novo ano é sempre cheio de expectativas para eventos inéditos, realização de metas estabelecidas, recomeços e, para muitas pessoas, o descanso proporcionado pelo período de recesso e férias nas escolas e corporações. Como consequência desse período, o fluxo de trânsito costuma se intensificar em locais turísticos e diminuir nas grandes metrópoles.
Por conta da alta no tráfego nas rodovias, a quantidade de acidentes de trânsito sofre aumento durante os meses de dezembro e janeiro. De acordo com o Detran, a região da Baixada Santista, que costuma receber diversos turistas no período de festas e férias, obteve um aumento de 15% no número de acidentes com vítimas fatais em janeiro de 2022.
Parceria entre mobilidade e tecnologia
Em 2023, cinco feriados prolongados podem ser contados no calendário. Tantas datas comemorativas podem aumentar a movimentação de turistas em diversos locais, por isso é importante manter-se atento às estradas para evitar acidentes. Felizmente, a tecnologia é uma grande aliada para evitar desastres e auxiliar em qualquer época do ano. Ela está disponível tanto ao poder público quanto aos cidadãos, que podem contribuir para minimizar os impactos na mobilidade nas cidades.
A comunidade de editores e usuários do Waze, por exemplo, tem uma importante participação na contenção de acidentes e estragos. No último ano, ela auxiliou a população de Minas Gerais durante os alagamentos que aconteceram no estado na época de verão, adicionando no mapa o fechamento de estradas e abrigos para ajudar as pessoas na locomoção de forma segura. Além disso, com aproximadamente 156 estradas fechadas, o mapa do app atualizou os motoristas sobre pontos de atendimento abertos – como postos de gasolina, abrigos, postos de saúde e outros.
O Waze também desenvolveu o recurso SOS, que permite aos motoristas acionar rapidamente órgãos públicos de emergência, tais como bombeiros, polícia, SAMU, entre outros, seguradoras e serviços profissionais de assistência em casos de incidentes nas vias. A função SOS também conta com a ajuda dos próprios usuários, que podem relatar um incidente na via, pedir ajuda de outro Wazer marcando no app: sem combustível, pneu furado, problema com bateria, problema médico ou outro, e receber uma assistência de alguém que está próximo.
Viagem sem complicações
A experiência do motorista nas épocas sazonais de festas vai além de evitar acidentes de trânsito. Conforto e economia são fundamentais para que todos consigam aproveitar suas viagens da melhor maneira. Concentrado nisso, no Waze é possível verificar quais postos de combustível possuem gasolina mais barata e para quem possui carro elétrico, pode conferir pontos de recarga mais próximos.
Para garantir a segurança é muito importante seguir as melhores rotas apontadas no mapa, principalmente quando o destino da viagem é desconhecido, assim é possível evitar a entrada em áreas proibidas ou perigosas.
A cada avanço que damos como sociedade, vemos que mobilidade e tecnologia estão cada vez mais atuando como aliadas. Por vezes, chega a ser difícil imaginar como vivemos tanto tempo sem as facilidades tecnológicas na hora de viajar. Devemos usufruir dessas ferramentas que temos em mãos para ter a melhor experiência na hora de dirigir, a fim de garantir nas estradas o nosso bem-estar e de todos ao nosso redor. Assim, criamos um comportamento saudável no trânsito não apenas nas datas sazonais, mas para a própria vida cotidiana.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Douglas Tokuno é Head de Parcerias para América Latina e EMEA do Waze. O executivo entrou para o time do Waze em 2017 para liderar a chegada desse serviço ao país. Antes disso, Douglas fazia parte da equipe de Produtos e Estratégia do YouTube no Google. Em paralelo à sua atuação na empresa, o executivo foi mentor de negócios na Startup Farm e no Google Campus por dois anos. O executivo é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração pela FEA-USP.