O mercado ligado à nova mobilidade apresenta soluções diferenciadas e que combinam com o perfil e a mentalidade do consumidor brasileiro.
Como pudemos observar em pesquisas e estudos divulgados recentemente, o brasileiro é um dos mais interessados pelo setor de mobilidade, micromobilidade e de eletrificados. Além disso, nosso país é um dos focos para o desenvolvimento do setor energético mundial.
O mercado ligado à nova mobilidade apresenta soluções diferenciadas e que combinam com o perfil e a mentalidade do consumidor brasileiro. O conceito de nano locação, por exemplo, está sendo oferecido na cidade de São Paulo e tem como principal diferença para o conhecido carsharing, um conceito mais próximo da realidade do nacional, já está acostumado a alugar veículos, porém, a diferença agora é a possibilidade da locação por menos tempo e sem a complicação do modelo tradicional.
A nova solução atende as necessidades de um mercado crescente. De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a frota de veículos das empresas brasileiras de locação, destinada para assinatura, registrou crescimento de 16,4%, entre janeiro e setembro deste ano. Ao final de 2021, o volume locado nesta modalidade era de 91 mil automóveis, diante de mais de 106 mil, somente até o final de setembro de 2022.
Essa é uma aposta também das montadoras, que cada vez mais focam na experimentação de seus veículos para que o cliente conheça seus lançamentos de forma completa. Até porque, ainda de acordo com a Abla, a cada três carros vendidos no Brasil no terceiro trimestre de 2022, um foi para locadoras.
Além disso, devido à alta contribuição na poluição das cidades provocada pelos veículos a combustão, bem como as cobranças para que trabalhem com veículos abastecidos por fontes de matrizes energéticas mais “verdes”, muitas estão voltando suas atenções para iniciativas de economia compartilhada, seguindo o comportamento do consumidor.
É notável que grandes nomes do mercado estejam focados em aumentar a utilização de veículos elétricos, já que, têm como compromisso até 2025, chegar a 100% da produção com carros deste modelo. Ou seja, a nano locação, além de gerar a prometida experimentação, pode influenciar positivamente no processo de compra, além de gerar receita para elas.
O Brasil terá papel fundamental nesse novo tipo de tecnologia de mobilidade, visto que tem, a partir dos próximos anos, os olhos do mundo voltados para cá, muito por conta da expectativa no desenvolvimento sustentável.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Co-Fundadora da Ucorp – Tecnologia para Mobilidade ESG, Startup referência em soluções para mobilidade elétrica, eleita pelo Estadão “TOP100 Empresas mais influentes em 2021”. E atua no desenvolvimento de negócios da área de Produtos Digitais na Liga Ventures. É empreendedora, mentora e consultora de prototipação para startups.