Tech for Sustainabillity (Tecnologia para a Sustentabilidade) foi lançada em Berlim e convoca inovadores em todo o mundo;
Sete desafios buscam soluções para eficiência de recursos e energia, redução de pegada ambiental e incremento em grades curriculares;
Prêmios vão de 5 mil euros para o primeiro lugar, 3 mil para o segundo e 2 mil para o terceiro, além de interação com Top Management da companhia.
Em busca de transformar a vida das pessoas no mundo inteiro reforçando seus compromissos com a sustentabilidade do planeta, a Siemens lançou a campanha Tech for Sustainability (Tecnologia para a Sustentabilidade). Dividida em sete desafios, a companhia está convocando inovadores, cientistas, pesquisadores, startupers, estudantes e tecnólogos a pensar em soluções que promovam eficiência de recursos e energia, reduzindo a pegada de carbono. As ideias devem abranger processos industriais, design de produtos e o sistema educacional, entre outros, com o objetivo de acelerar um futuro mais humano, seguro e de acordo com as transformações que ocorrem diariamente.
“Temos recursos suficientes para sustentar 8 bilhões de pessoas que habitam o planeta, mas precisamos ser inteligentes. A Siemens pode ajudar a atingir esses objetivos, estimulando a economia circular, fazendo uso correto da água e zerando emissões de carbono. Nós podemos fazer a diferença”, diz Peter Koerte, Chief Technology e Strategy Officer da Siemens, durante o evento de lançamento, em Berlim. Do design à produção, gerenciamento, manutenção e reinvenção, os sete desafios estão divididos em:
- Ecodesign for motion control systems (Ecodesign para sistemas de controle de movimento);
- Re-think performance engineering for circular products (Repensar a engenharia de desempenho para produtos circulares);
- Swarm Behaviour on the Grid (Comportamento de multidão no Grid);
- Financing Growth, Sustainably! (Financiamento do Crescimento, Sustentável!);
- Education for Sustainability (Educação para a Sustentabilidade);
- Enable metro freight transport (Habilitar transporte de carga do metrô);
- Tokenize the energy transition (Tokenizar a transição energética).
Durante a primeira fase da campanha, que se estende de 13 de outubro a 24 de novembro de 2022, os participantes podem apresentar suas ideias para os diferentes desafios da Tech for Sustainability. Para isso, é necessário se registar no Ecossistema de Inovação da Siemens aqui. Para ter explicações detalhadas sobre cada desafio, o link está aqui. Cada um deles precisa de uma solução tecnologicamente viável para implementá-la comercialmente. Depois de avaliados, os finalistas passarão por uma mentoria, para então, finalmente, realizarem seus pitches em março de 2023 com a alta liderança da Siemens e entrega dos prêmios – 5 mil euros para o primeiro lugar, 3 mil para o segundo e 2 mil para o terceiro.
Num mundo cada vez mais competitivo e que ainda enfrenta os desafios da sustentabilidade, a Siemens tem como papel viabilizar inovações tecnológicas com propósito de ajudar nossos clientes atingirem seus resultados ao mesmo tempo acelerar o desenvolvimento da sociedade, diz Luis Mosquera, Vice-presidente Jurídico, de Relações Governamentais e Sustentabilidade da Siemens, no Brasil.
Serviço
Inscrição no Ecossistema da Siemens aqui
Informações sobre a campanha Tech for Sustainability 2023 e desafios aqui
Vídeo de lançamento aqui
Cronograma
2022: 13 a 24 de novembro — envio de ideias;
2022: 25 de novembro a 19 de dezembro — discussão das ideias enviadas com experts e escolha de finalistas;
2023: 16 de janeiro a 27 de fevereiro — mentoria e preparação para hackathon;
2023: 6 a 9 de março — pitches e resultado final.
Com informações da Assessoria de Imprensa
CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE