spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesBELO HORIZONTE LIDERA NO EIXO SAÚDE E AINDA TEM A 3ª COLOCAÇÃO...

BELO HORIZONTE LIDERA NO EIXO SAÚDE E AINDA TEM A 3ª COLOCAÇÃO NO EIXO TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Capital mineira ainda ocupou a décima segunda posição no ranking geral das cidades mais inteligentes e conectadas, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities em 2022

Belo Horizonte manteve a liderança no eixo Saúde, de acordo com o estudo do Ranking Connected Smart Cities 2022. Já no eixo de Tecnologia e Inovação, a cidade mineira perdeu para Curitiba (PR) a segunda posição e ficou no terceiro lugar como a cidade mais bem posicionada. Já no ranking geral, a capital de Minas Gerais figura na décima-segunda colocação, avançando 3 posições. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira colocação figura São Paulo (SP).

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

DESTAQUES BELO HORIZONTE

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, destacou que a cidade vem realizando um trabalho de inovação para além das questões tecnológicas. “Nossa premissa é que pessoas cuidam de outras pessoas. Por isso, temos gestores e servidores alinhados e comprometidos no propósito de resolver problemas, aumentar a capacidade de resposta da Prefeitura aos desafios urbanos, incluir o cidadão e melhorar sua jornada. Justamente por isso que o Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente se concentra, por meio de um esforço coordenado, em melhorar qualidade de vida e gestão do espaço urbano, utilizando tecnologias numa perspectiva ampla, tanto para modernizar os serviços públicos e fomentar o ecossistema tecnológico, promovendo desenvolvimento sustentável e a integração das pessoas à cidade”, disse.

Na visão de Kalil, o momento de recuperação pós pandemia demanda esse tipo de abordagem e, por isso, a sua gestão tem trabalhado por uma ‘Belo Horizonte mais Feliz’, promovendo ações para recuperação econômica e também de apropriação pela população dos espaços públicos.

“E obter reconhecimento neste prêmio pelo trabalho realizado até aqui, principalmente em áreas estratégicas como a da Saúde, é um importante balizador para que sigamos em frente melhorando a vida de todos”, avaliou. Em relação aos resultados obtidos por Belo Horizonte com foco no desenvolvimento da conectividade, inteligência e eficiência da cidade, Kalil explica que foram utilizadas as bases de dados compartilhadas para a tomada de decisão, o que aprimorou a capacidade de lidar com ocorrências que demandam manutenção da cidade, uso do poder de polícia, resposta a eventos e situações adversas como enchentes da cidade.

“Destacamos os mais de 13 mil cursos e capacitações voltadas à inclusão digital realizados nos últimos anos e os esforços empenhados para democratizar o acesso à internet. Hoje, a Prefeitura disponibiliza mais de 1,8 mil pontos de internet gratuita em várias partes da cidade. Desse total, 648 estão instalados em 144 vilas e favelas (68,5%). Chegaremos a 210 vilas e favelas (100%) atendidas até 2023”, comentou.

O prefeito de Belo Horizonte citou também a ampliação dos serviços digitais. “São mais de 700 serviços totalmente online, sendo 150 disponibilizados só em 2022, para que o cidadão se conecte com a Prefeitura de qualquer parte da cidade. Um condicionante importantíssimo no período mais crítico da pandemia, em que as pessoas precisavam se comunicar com o Município sem correr os riscos de um descolamento e de um contato presencial. É trabalho contínuo de escuta para simplificar e desburocratizar processos sob a ótica de quem vive ou empreende em cada canto da cidade”, avaliou.

BELO HORIZONTE EM NÚMEROS

Em Saúde, os destaques de Belo Horizonte são: 3,64 leitos por mil habitantes (OMS recomenda 2 a 5 leitos por mil habitantes), 701 médicos para cada 100 mil habitantes, ante índice de 670 no ano anterior, investimento em saúde per capita de R$1,58 mil, e agendamento online de consultas na rede pública de saúde.

A velocidade média das conexões de banda larga em Belo Horizonte passou de 103,4 mbps para 238,5 mbps, com o oferecimento deste serviço por 8 operadoras, 100% da cidade é coberta por sinal 4G e a densidade de banda larga fixa é de 33,0% da população.

A cidade conta ainda com sistema de iluminação inteligente, centro de controle e operações, sistema de semáforos inteligentes, sistema de bilhete eletrônico no transporte público, cadastro imobiliário informatizado e disponibilizado ao cidadão, emissão de alvará eletrônico, sistema de monitoramento de áreas de risco, matrícula escolar online na rede pública e atendimento ao cidadão por meio de aplicativo e site da prefeitura, como soluções e serviços inteligentes disponíveis à população.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.

 

SERVIÇO

8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06

Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

Realização: Necta (www.nectainova.com.br)

 Sobre o Connected Smart Cities: O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities: Oestudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos