Planejador de rotas facilitará percursos considerando modelo do automóvel, destino, número de ocupantes, temperatura e até relevo
Apesar de ter uma vocação fortemente urbana, o transporte eletrificado não pode se restringir ao perímetro das cidades. Não à toa, cada vez mais empresas vêm trabalhando para aumentar a oferta de pontos de recarga nas rodovias estaduais e federais. No final de agosto, por exemplo, Movida, Nissan, rede de postos SIM e Zletric anunciaram uma parceria que viabilizará nove carregadores rápidos para interligar capitais e cidades na Região Sul do País.
A Rota Sul promete ser a primeira rede privada de eletropostos naquela região, somando-se à Eletrovia Paranaense, que liga o Porto de Paranaguá à Foz de Iguaçu; ao Corredor Elétrico Catarinense; e à futura Rota Elétrica Mercosul, que interligará o litoral norte do Rio Grande do Sul até a divisa com o Uruguai, totalizando 905 quilômetros (veja reportagem aqui).
A Região Sudeste também conta com uma série de iniciativas. Recentemente, a Vibra Energia anunciou um novo ponto de recarga para veículos elétricos na Rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. A empresa afirmou, na época, que até 2023 implementará outras 50 unidades em estradas brasileiras.
Planejamento é essencial
Mesmo com o sistema de recarga em plena expansão, ainda existem vários gargalos e, diferentemente do que ocorre nas viagens em veículos a combustão, uma jornada com veículo elétrico exige uma cuidadosa preparação prévia.
Isso porque, apesar do amadurecimento tecnológico e operacional das redes de recarga, que já podem ser encontradas, em tempo real, nos aplicativos das principais operadoras (veja abaixo), ainda existem eletropostos desconectados da internet e fora dos mapas dos apps.
De acordo com Bernardo Durieux, CEO da Voltbras, startup de desenvolvimento de sistemas para eletromobilidade, esse cenário será simplificado até o final do ano, quando a empresa disponibilizará uma funcionalidade inédita no mercado nacional, o planejador de rotas que, em primeiro momento, estará disponível para os aplicativos da EDP e Wecharge. A tecnologia utiliza um algoritmo validado na Europa, configurado para o Brasil, e leva em consideração modelo do veículo, destino, número de ocupantes, temperatura do dia e relevo da estrada. Dessa forma, conseguirá indicar se o carro chegará ou não ao destino e ainda estimará o tempo parado para recargas.
Falta integração
Outro desafio para quem viaja de carro elétrico é a falta de unificação das informações em apenas um aplicativo. “O roaming está sendo o maior desafio das redes de recarga, atualmente. Estamos promovendo encontros para que as empresas possam discuti-lo e colocar em prática a interoperabilidade. Quem ganha é o usuário, pois terá maior previsibilidade e comodidade para se deslocar”, complementa Durieux.
Dicas para organizar sua viagem partindo de São Paulo
- Conheça a autonomia do seu veículo e atenção ao relevo
Certifique-se da autonomia disponível e lembre-se que, ao contrário de modelos a combustão, os elétricos consomem mais em estradas devido a menor regeneração das baterias. Leve em consideração o relevo da região. Quem trafega entre Rio e São Paulo, por exemplo, passará pela Serra das Araras, o que deve aumentar o consumo do seu carro. Já na descida, a frenagem regenera as baterias em todos os modelos híbridos e elétricos.
- Tenha em mente alternativas de carregamento
Antes de sair de casa, dê uma olhada nos pontos de recarga disponíveis ao longo do caminho e tenha um plano B caso o carregador esteja ocupado ou com problemas. Uma dica valiosa é não atingir o limite da autonomia: sempre deixe uma margem de segurança para não ficar na estrada.
- Encontre os eletropostos
Há diversas opções de aplicativos e sites que fazem essa busca, como os genéricos Waze e Google Maps, e os apps específicos para eletromobilidade, como Wecharge, Neocharge, Corredor Verde, Zletric, EDP EV Charge, Tupinambá, Ezvolt e Plugshare.
- Tempo de recarga
Pode variar entre 8 e 40 minutos, dependendo do tamanho da bateria do veículo e da potência do carregador disponível nas rodovias. Nas cidades, com pontos de recarga menores, o tempo de recarga pode chegar a 8 horas. Por isso, o planejamento é essencial.
- Destinos seguros para ir com seu carro elétrico
Saindo da capital paulista, com qualquer modelo de autonomia mínima de 200 quilômetros, é possível chegar até a capital fluminense, as cidades mineiras de Uberaba e Poços de Caldas (via Anhanguera), São José do Rio Preto, no interior de São Paulo (via Ribeirão Preto), Curitiba (PR), dentre outras.
Fonte: Mobilidade Estadão