O Brasil não está entre os 20 países mais preparados para avançar no tema mobilidade elétrica
Os países já estão se preparando para os avanços da mobilidade elétrica no mundo. Aqueles que estão mais preparados, até o momento, são Noruega, Holanda, Reino Unido e Áustria. Estes dados são da LeasePlan, que criou o Índice de Prontidão para Veículos Elétricos (EV Readiness Index), com informações de 2022. De acordo com o levantamento, o ranking considera avanços em veículos elétricos, estrutura para recarga e custo total.
Segundo o ranking, o Brasil não está entre os 20 países mais preparados para a mobilidade elétrica no mundo. Em quinto lugar, está a Suécia, seguida da Bélgica, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo e Irlanda.
Já o 11º lugar fica com a Dinamarca. Em seguida está França, Portugal, Suíça, Grécia e Itália. Por fim, estão Hungria, Espanha, Romênia, Eslováquia, República Tcheca e Polônia.
Ao considerar os avanços em veículos elétricos, a LeasePlan leva em consideração a compra destes carros, a participação no mercado geral e o número de pedidos da empresa. Neste quesito, a região nórdica e a Europa Ocidental lideram.
Por sua vez, ao considerar a estrutura para recarga, o ranking avalia a quantidade de pontos em relação à população. Além disso, verifica os locais em relação ao número de veículos e a disponibilidade de carregadores rápidos (DC) em relação ao tamanho das rodovias do país.
Com relação aos custos, o ranking considera incentivos governamentais, preço da energia, impostos e valor do aluguel mensal de veículos elétricos.
Além do preparo para a mobilidade elétrica no mundo, as projeções são positivas. As vendas globais de veículos puramente elétricos (BEV) e híbridos plugáveis (PHEV) devem chegar a 8,3 milhões até o fim de 2022. A previsão é do CEO da consultoria automobilística para o setor automotivo Bright Consulting, Paulo Cardamone.
Mobilidade elétrica no Brasil
No Brasil, os avanços ocorrem de forma menos acelerada. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a frota de carros elétricos e híbridos chegou a atingir um total de 100 mil unidades no Brasil em 2022.
Com relação às vendas, o acumulado do ano, até julho, foi de 23.033 unidades vendidas. Segundo a ABVE, trata-se de uma alta de 31% em relação aos 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.
Além disso, a recarga de veículos elétricos também está avançando. A Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem.
Apesar de não ser uma prática tão comum, a lei permite que os postos cobrem pela recarga. Assim, os postos conseguem lucrar em meio ao avanço da mobilidade elétrica.
Em 19 de junho de 2018, a resolução nº 819 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou essa cobrança. Com isso, empresas e estabelecimentos privados podem cobrar para que as pessoas carreguem os carros elétricos.
Apesar de os avanços serem voltados aos veículos elétricos, a mobilidade elétrica no mundo também passa por outros modais. Entre eles, bicicletas e veículos do transporte público movidos a eletricidade.
Fonte: Mobilidade Estadão