O projeto de lei recebeu 28 votos favoráveis e três contrários.
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou por maioria de votos, a proposta do Executivo Municipal de reclassificação de 48 vias da cidade com prioridade à mobilidade e à valorização da vizinhança. O projeto de lei recebeu 28 votos favoráveis e três contrários.
“Para atender às demandas da dinâmica urbana, o município está atualizando regras de Uso e Ocupação do Solo que envolvem o fluxo de tráfego, com prioridade ao transporte público e ao fortalecimento de áreas de vizinhança com deslocamentos seguros”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
A medida altera o artigo 132 da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, que versa sobre o Sistema Viário Básico, anexando um novo mapa viário à legislação e uma lista de trechos de vias com classificação modificada.
As alterações atendem a demandas de mobilidade sustentável, previstas nos projetos estruturantes de transporte do Novo Inter 2 e do Corredor Leste-Oeste, de promoção da eletromobilidade, intermodalidade do transporte e do fortalecimento de centros e bairro.
Das 48 vias e trechos reclassificados, 34 passam a ser classificados como Vias Normais, dez como Vias Prioritárias, duas como Vias Coletoras I, uma como Via Setorial I e uma como Coletora 2. Clique aqui e confira as alterações nas vias quanto à classificação.
As ruas e o uso do espaço urbano
Existe uma relação direta das vias com o uso do espaço da cidade. Essa hierarquia que define o grau de importância das ruas vigora desde a entrada em operação dos Eixos Estruturais, em meados da década de 70. Ela existe para que a cidade se desenvolva no sentido orientado pelo planejamento, para equilibrar e repartir o fluxo de veículos no ir e vir, para facilitar a circulação entre as diversas zonas e setores da cidade, para definir os corredores com atividades não residenciais, para acomodar os diversos tipos de transporte, sejam ônibus, carros, motocicletas ou bicicletas, e para preparar os caminhos para futuros modais de deslocamento.
Classificação viária
Por sua classificação, as ruas têm o papel de integração tanto do transporte como na definição do uso do espaço urbano (que tipo de atividades são permitidas), para garantir a ordem das coisas na cidade.
O sistema viário de Curitiba é formado pelos Eixos Estruturantes e pelas Vias Setoriais 1 e 2, Coletoras 1 e 2, Prioritárias e Normais.
Os Eixos Estruturantes (ou estruturais) são formados pelo sistema trinário de vias, por onde passam os ônibus expressos, ladeados por vias rápidas em sentidos opostos, e onde estão os prédios mais altos da cidade.
As Vias Setoriais são as referências que passam por vários bairros e fazem as ligações de longa distância, até com municípios vizinhos, e por onde passam ônibus e é permitido comércio e serviços. Algumas delas coincidem com os antigos acessos a Curitiba, como por exemplo, a Mateus Leme, a Manoel Ribas, a República Argentina, a Salgado Filho.
As Vias Coletoras são as vias de convergência local, como se fossem calhas nos bairros para onde converge o trânsito. Essas ruas são pontos de atração de comércio e serviços, geralmente os polos comerciais nos bairros.
As Vias Prioritárias são somente para o tráfego. Elas fazem a ligação entre Eixos Estruturantes promovendo o escoamento do tráfego de um ponto a outro. Nas vias prioritárias não são permitidas atividades que causem congestionamentos.
As Vias Normais são as ruas de bairro para acesso local a residências.
Fonte: Prefeitura de Curitiba