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Bogotá, na Colômbia, deve encerrar 2022 com a maior frota de ônibus elétricos da América Latina
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Living Lab em Corroios, Portugal, tem centro de investigação inteiramente dedicado à mobilidade elétrica
A Colômbia consome hoje cerca de 40% de sua energia do petróleo diretamente para o transporte, por isso, o governo implementou uma política que busca substituir esse recurso por energias renováveis. Está promovendo o uso de veículos elétricos e de emissão zero. Esta política incluiu a substituição de cerca de 30% dos novos veículos públicos durante os próximos seis anos. E o melhor disso tudo? A Siemens é sua principal aliada.
Bogotá, a capital da Colômbia, tem pouco mais de 7 milhões de habitantes (bastante equivalente à cidade do Rio de Janeiro, com 6,75 milhões) e está atualmente em um processo de descarbonização do transporte para alcançar compromissos climáticos e melhorar a qualidade do ar na cidade e, assim, tornar-se uma capital líder em mobilidade motorizada de emissão zero.
A Siemens, por sua vez, por meio de seu negócio de Infraestrutura Inteligente, deu um grande passo em direção ao futuro da eletromobilidade na América Latina, fornecendo 119 Sichargers e 381 Distribuidores CCS que permitem o carregamento de mais de 400 ônibus do depósito. Por isso, a Siemens, em parceria com a FANALCA e a TRANSDEV, junta-se ao projeto abrangente que transformará Bogotá em uma das cidades com maior frota de ônibus eletrônicos da América Latina. Esta solução beneficiará mais de 300 mil usuários de Transmilenio, sistema de transporte público metropolitano de veículo leve sobre pneus.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Bogotá, foram previstas ambiciosas metas de reforma para o transporte público, que deve encerrar 2022 apenas com ônibus elétricos, e estima-se que até 2036, tanto a SITP (Sistema de Transporte Público de Bogotá) quanto os táxis serão elétricos.
A renovação da frota oficial está sendo feita progressivamente desde o início de 2022, buscando alcançar que 100% da frota para o transporte de passageiros das entidades seja elétrica até 2030. A Siemens fará parte desse processo através da consolidação de sua tecnologia e infraestruturas inteligentes e Bogotá será uma cidade sustentável, atenta à acessibilidade e competitiva globalmente.
Enquanto isso, em Corroios, Portugal
A Siemens criou em Portugal, na freguesia de Corroios, o ecossistema Living Lab para a mobilidade elétrica que reúne capacidade produtiva, investigação e desenvolvimento e um centro de competências de vendas, engenharia, gestão de projeto e serviços. Além de apoiar o desenvolvimento de soluções de carregamento que serão implementadas em todo o mundo, permite facilitar a realização de ensaios em fábrica. Lá já foram produzidos carregadores elétricos para 13 países de quatro continentes.
O Living Lab de Corroios é inteiramente dedicado à mobilidade elétrica e está disponível para clientes e parceiros que queiram realizar ensaios e provas de conceito dos carregadores de veículos elétricos que são produzidos na fábrica da Siemens em Portugal – a família SICHARGE UC. Equipado com um veículo elétrico de grande porte para transporte de passageiros, convertido e modernizado, o Living Lab tem sala de controle, uma zona dedicada ao Depot Charging, ou seja, ao carregamento em terminal ou entreposto, e uma área para o Opportunity Charging, onde é simulado o carregamento feito durante os períodos em que os passageiros são aguardados.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Vice-presidente de Smart Infrastructure da Siemens, abrangendo as áreas de soluções e produtos de média e baixa tensão, produtos de controle para automação industrial, automação predial, geração e armazenamento de energia distribuída e soluções para eletro mobilidade.