O eixo Urbanismo foi pauta do programa que recebeu representantes das cidades
Nesta última terça-feira, 19/07, a Plataforma Connected Smart Cities realizou a última discussão sobre os eixos temáticos do Ranking. Na ocasião, o tema abordado foi o Urbanismo, e contou com a participação de Júnior Prataviera, representando a prefeitura de Hortolândia (SP) e Sinesio Scarabello Filho, da prefeitura de Jundiaí (SP).
Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 02 de agosto, com o encerramento do evento.
Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing da Urban System e Correalizador do Connected Smart Cities, como de costume, apresentou os 10 indicadores do eixo Urbanismo, de acordo com estudos do Ranking CSC. Dentre eles merecem destaque: Lei de uso e ocupação do solo, o qual cada município fica responsável por analisar e estudar as diretrizes da região. Segundo Rigon “urbanismo tem um impacto grande nas cidades, esse é um eixo muito transversal em relação aos demais que já discutimos. Por consequência é o eixo mais difícil de encontrar formas de avaliar os indicadores”.
Na sequência fomos apresentados aos demais indicadores como operação urbana, plano estratégico, alvará provisório com emissão online no site da prefeitura, porcentagem da população que vive em média e alta densidade, como também a porcentagem dos cidadãos com acesso a água e esgoto.
Para falar das diretrizes urbanísticas de Jundiaí, Sinesio apresentou a elaboração dos projetos aplicados na cidade como o plano de bairro, a proteção dos atributos naturais, principalmente o da Serra do Japi. “Quando se trata de urbanismo, nós entendemos que o foco principal está na relação em que o uso do território e as necessidades dos moradores da cidade são muito diversificado, e por isso existe uma dificuldade grande em consolidar os interesses e o planejamento urbano tem que buscar o consenso, esse é o principal desafio, afirmou.
A cidade de Hortolândia também está desenvolvendo diversos projetos para atender a demanda da população. Júnior salientou sobre o programa de incentivo de crescimento, como a lagoa de contenção, asfalto nas ruas de terra, ciclovias e projetos para tornar a cidade mais sustentável.
Em outro momento, Prataviera enfatizou que a cidade de Hortolândia encontrou como solução juntar as secretarias, para assim ter uma integração estratégica e conseguir fazer o melhor monitoramento dos projetos.
Para finalizar o evento temático, Aline Coimbra, analista de Customer Success, da Imagem Esri, trouxe em sua apresentação algumas soluções sobre o assunto, no qual aborda que as cidades precisam estar conectadas pela utilização da tecnologia, capital humano e planejamento urbano.
Para atender a essa urgência, o recurso utilizado foi a tecnologia GIS, um sistema de dados e informações de cidades inteligentes, com mapeamento e análise especial que ajudam os governos a compreenderem a comunidade e os cidadãos a entenderem o que acontece no contexto de onde vivem.
Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.
Nos vemos na Mobilidade!
Jornalista da Necta – Conexões com Propósito