Além de preservar o meio ambiente e baratear obras, tijolo ecológico também possui revestimento termoacústico para enfrentar sensações térmicas extremas
Além dos agasalhos, aquecedores e cobertores, os tijolos ecológicos também são uma ótima solução para enfrentar o frio. O material tem um revestimento termoacústico que consegue estabelecer uma diferença de até 5º entre os ambientes externo e interno, preservando quem está dentro do frio ou até do calor intenso. As construções que optam pela solução também gastam menos com a obra e ainda protegem o meio ambiente.
“O tijolo ecológico tem a capacidade de isolamento térmico e acústico, que são gerados pelos furos no meio dos produtos, que formam câmaras de ar. Além disso, instalações hidráulicas e elétricas podem ser realizadas através desses furos, entregando obras mais limpas, sem quebras de paredes e com menos sobras e desperdícios”, explicou Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz Concept.
O tijolo ecológico promove a conservação do meio ambiente (fauna e flora) e evita a alteração no nível do lençol freático, erosões, assoreamento dos rios, poluição sonora e instabilidade de margens e taludes. Também não gera resíduos sólidos e reduz a emissão de gases que interferem no clima e favorecem o efeito estufa.
O nome é fruto de sua fabricação totalmente sustentável, desde sua concepção, na escolha dos compostos corretos e de onde serão extraídos, partindo para obra, com a redução no gasto com argamassa, cimento, ferro e madeira, por exemplo. Além disso, como o material não precisa ser curado, em um processo de queima como o tradicional, a cada mil tijolos ecológicos produzidos é possível preservar entre 8 e 12 árvores.
Redução de custos
Outro benefício que o artigo possui é que não gera nenhum tipo de entulho. É muito comum que esses restos dos tijolos tradicionais sejam despejados em lugares inapropriados, atingindo muitas vezes os leitos dos rios.
Além de todos os benefícios ambientais citados, o tijolo ecológico é mais barato, o que traz uma importante redução de custos. O investimento feito na compra dos tijolos ecológicos representa redução de custos em até 80% com cimento, 50% com ferros e 95% de madeira. Levando em consideração, a dispensa do processo de cura, que normalmente queima lenha, a economia financeira total na fabricação do tijolo ecológico versus o convencional pode atingir 15% de diferença.
Além do gasto menor, optar pelo produto que respeita o meio ambiente também gera uma diminuição de até 50% no tempo da obra, na comparação com os materiais tradicionais da indústria da construção civil. Com mão de obra qualificada, o fácil encaixe dos artigos proporciona rapidez no levantamento de paredes e melhor alinhamento de prumo.
Estão, ainda, entre os benefícios dos tijolos ecológicos:
- Duram até 6 vezes mais do que os comuns, quando bem aplicados;
- São esteticamente bonitos. Servem para decorações como tijolos aparentes, necessitando apenas de um acabamento depois com verniz ou resina;
- Podem receber qualquer tipo de acabamento ou revestimento;
- Os fabricantes também produzem meio bloco do tijolo, então não se torna necessário perder tempo cortando tijolos para encaixes em cantinhos no meio da obra.