Expectativa do Ministério da Economia é beneficiar cerca de 438 mil fornecedores
O aplicativo Compras.gov.br recebeu uma nova funcionalidade que simplifica e otimiza a participação de interessados nas aquisições realizadas pelo governo. A novidade conta com a tecnologia do Serpro e pode beneficiar cerca de 438 mil fornecedores que passam a ter, além do computador, o app, no celular ou no tablet, para cadastrar propostas de dispensa eletrônica de licitação.
Para o Ministério da Economia, a inovação facilita ainda mais a participação dos fornecedores pois ao simplificar o processo aumenta a competitividade. E o aumento da concorrência facilita a escolha da proposta mais vantajosa para a Administração Pública, que é uma das finalidades da licitação, além de permitir que o fornecedor se relacione com o governo de forma totalmente digital.
Na palma da mão
Com o Compras.gov.br qualquer empresa pode se credenciar, verificar e analisar oportunidades e enviar suas propostas diretamente do celular, sendo suficiente ter uma conta na platagorma Gov.br.
Thiago Baere, gerente de projeto do Serpro, exemplifica: “o dono de uma padaria, que deseja aumentar seu faturamento e vender sua mercadoria para o governo, pode, detrás de um balcão, fazer tudo isso. Um microempresário individual que se utiliza de transporte público e quer aproveitar para gerar oportunidades para si durante o trânsito, também. O Compras.gov.br está na vanguarda da tecnologia, utilizando a multicanalidade para atrair novos fornecedores e aumentar a competitividade nas compras públicas” ressalta.
Como usar
O aplicativo está disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store. Usuários já cadastrados no Gov.br entram automaticamente com o mesmo login. Dessa forma, com uma única porta de entrada, o fornecedor recebe informações para cumprir os requisitos Nível I do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e garante acesso ao site para cadastramento no Compras.gov.br. Não existe mais a necessidade de obtenção de certificado digital, nem apresentação de documentação física nas unidades de cadastramento.