Crianças e adolescentes, preferencialmente negras, poderão participar de aulas de Programação de Scraft, Manutenção de Computações, Ilustração e Tecnologia de Impacto Ambiental
Com o objetivo de introduzir noções de diversos saberes para estudantes de escola pública e, com isso, contribuir para alavancar suas vidas profissionais no futuro, o Alfabantu, coletivo que atua na área de educação e tecnologia que fomenta o diálogo entre Brasil e África, criou o Umonhi: a arte de conectar. Destinado a crianças e adolescentes de 08 a 15 anos, matriculadas em escolas públicas, as aulas serão ministradas por coletivos especializados de acordo com o tema. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 01 e 17 de abril por meio do formulário neste link.
Umonhi nasceu com a finalidade de dar continuidade os trabalhos da Alfabantu ligados a tecnologia, educação e inovação. Rumo ao aniversário de cinco anos da startup, a proposta é desenvolver atividades no qual criam novas possibilidades de ensino nas regiões periféricas onde grande parte da população negra é residente. “Queremos reforçar nossa intenção inicial de empoderar crianças e adolescentes como mecanismos fortalecedores para autoestima, que permite não estar inserido ao movimento global da tecnologia, mas ter a oportunidade da descoberta das suas habilidades e competências desde cedo para ingressar no mercado de trabalho”, declara Odara Dèlé, idealizadora da Alfabantu.
.Ao longo de oito dias, os estudantes terão a oportunidade de conhecer quatro áreas diferentes. Ministrado por Viviane Cardial, técnica de TI da InfoPreta, empresa especializada no reparo e conserto de aparelhos para mulheres negras e pessoas de baixa renda, os dois primeiros dias (03 e 04 de maio) serão destinados à Manutenção de Computadores, que visa proporcionar o conhecimento da manutenção de hardware e software de computadores.
No segundo encontro (05 e 06 de maio), o tema é “Programação de Scrapt e desenvolvimento de site”, em que Paulo Vinicius (Mais1Code), estudante de tecnologia e morador do Grajaú, ensinará sobre a liberdade de criar suas próprias histórias e jogos interativos. Já nos dias 10 e 11 de maio, o Coletivo Dedo Verde, que desenvolve ações ecológicas relacionadas à educação e preservação ambiental nas periferias de São Paulo, falará sobre “Tecnologia de Impacto Socioambiental”, apresentando tecnologias verdes de baixo custo que podem ser implantadas em escolas, ONGs, residências ou prédios que irão contribuir diretamente para diminuir os efeitos relacionados às mudanças climáticas.
O workshop encerra nos dias 12 e 13 de maio com aulas de “Ilustração” ministrada pelo Coletivo Pretas que Criam, idealizado por Bruna Bandeira, Joyce Pills, Leia Tavares e Vanessa Ferreira (Preta Ilustra). Nesses dias, a proposta é promover um estudo detalhado das tarefas e narrativas a cargo do ilustrador para utilizar o desenho como instrumento de expressão do pensamento.
Criada em 2016, a Alfabantu é uma produtora de conteúdos determinada a discutir e refletir as infâncias voltada ao entretenimento, educação e cultura africana e afrobrasileira. E, por meio do conhecimento, adolescentes conseguem acessar lugares que foram historicamente negados, bem como pensar em possibilidades de inserção ao mercado de trabalho.
A lista de selecionados será anunciada dia 25 de abril, segunda-feira. Vagas limitadas. Workshop presencial.
SERVIÇO
Workshop: Umonhi: a arte de conectar
Local: CCJ – Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo
Lista de selecionados: 25 de abril
Período: 03 a 13 de maio
Horário: 14h às 16h
Inscrições aqui
PROGRAMAÇÃO
Manutenção de Computadores
Data: 03 e 04 de maio
Horário: 14h às 16h
Ministrado por : Viviane Cardial (InfoPreta)
O encontro visa proporcionar o conhecimento da manutenção de hardware e software de computadores.
Programação de Scrapt e desenvolvimento de site
Data: 05 e 06 de maio
Horário: 14h às 16h
Ministrado por Paulo Vinícius (Mais1code)
Software livre com a produção e manuseio fácil, este programa garante a interação entre a comunidade online onde tem a liberdade para criar suas próprias histórias e jogos interativos.
Tecnologia de Impacto Socioambiental
Data: 10 e 11 de maio
Horário: 14h às 16h
Ministrado por Coletivo Dedo Verde
Ciclo formativo consiste em apresentar Tecnologias Verdes de baixo custo que podem ser implantadas em escolas, ONGs, residências ou prédios que irão contribuir diretamente para diminuir os efeitos relacionados às mudanças climáticas.
Ilustração
Data: 12 e 13 de maio
Horário: 14h às 16h
Ministrado por Coletivo Pretas que Criam
Será promovido o estudo detalhado das tarefas e narrativas a cargo do ilustrador para utilizar o desenho como instrumento de expressão do pensamento.