Hub de Inovação do Governo do Estado de São Paulo irá selecionar 30 negócios de Impacto para participar da 3ª edição do Programa de Aceleração
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anuncia a 3ª edição do Programa de Aceleração, iniciativa do IdeiaGov, hub de inovação do Governo do Estado de São Paulo. A edição visa a fomentar a inovação social por meio do apoio direto a negócios de impacto que tenham modelos de negócio e soluções inovadoras relacionadas ao desafio Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas, com foco em conectividade.
Poderão participar quaisquer organizações com fins lucrativos de todo o Brasil, cujas soluções contribuam para pautas relacionadas a resiliência urbana, saúde e bem-estar, saneamento, soluções para pequenos produtores e tecnologias de preservação, entre outros assuntos.
Planejar uma cidade de forma inteligente e sustentável é fundamental para atrair investimentos e alavancar o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. As cidades inteligentes e sustentáveis são locais equipados por diferentes tecnologias digitais, como inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem entre outros, com o objetivo de melhorar a gestão de serviços públicos. A convergência entre a tecnologia e o ecossistema de impacto atua para que diversas atividades se tornem mais práticas, rápidas e seguras, beneficiando a população como um todo.
“Incentivar a inovação tecnológica e sustentável é fundamental, tanto para o futuro do nosso planeta, quanto para alavancar o desenvolvimento econômico e social de nossas cidades. Apoiar organizações que se propõem a repensar o nosso cotidiano e encarar os maiores desafios da gestão pública é um dos compromissos da secretaria, que segue cumprindo o seu propósito com o desenvolvimento econômico, inovador, inclusivo e sustentável”, Marina Bragante, Secretária executiva, respondendo pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Sendo assim, o objetivo do programa é promover parcerias e conexões qualificadas entre diferentes atores do ecossistema de inovação do Brasil, América Latina e Reino Unido, a partir de colaborações multisetoriais, com especial ênfase no setor público e parceria com os entes municipais, a Connected Places Catapult (CPC) e InvestSP.
Para conseguir alcançar os objetivos propostos, o IdeiaGov irá selecionar 30 negócios de impacto que tenham soluções inovadoras e escaláveis e que se proponham a resolver as problemáticas descritas.
“O Impact Hub tem um modelo adaptado para cidades, com presença em mais de 100 cidades no mundo. A dimensão das cidades permite engajar a população de forma prática na resolução de desafios locais. A busca por cidades inteligentes, sustentáveis e humanas passa por soluções inovadoras, e os negócios de impacto e tecnologia têm um papel fundamental no desenvolvimento e implementação dessas soluções”, diz Henrique Bussacos, co-fundador do Impact Hub São Paulo, Florianópolis e Manaus.
As empresas selecionadas participarão do programa em uma jornada com atividades e mentorias 100% online com duração de três meses, usufruindo de benefícios exclusivos como a aproximação com o setor público, realização de networking por meio da comunidade IdeiaGov com importantes conexões com stakeholders do Brasil e do mundo.
Além disso, terão a possibilidade de realizar testes das soluções em ambientes públicos e terão a oportunidade de fazer negócios com outras empresas participantes. O programa ainda oferece apoio para a captação de recursos e investimentos e acesso ao coworking localizado dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Serviço
Inscrições: entre 12 de abril e 9 de maio de 2022
Onde: www.ideiagov.sp.gov.br
Formato das aulas: online