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TECNOLOGIA TENDE A MUDAR A CARA DAS RODOVIAS DE SP NOS PRÓXIMOS ANOS

Livre passagem e pesagem de caminhões em movimento devem se tornar rotina nas rodovias do Estado em pouco tempo

tecnologia, componente fundamental para a segurança dos motoristas nas estradas, irá transformar o conceito das rodovias como conhecemos hoje. A previsão foi feita pelo engenheiro civil Lucas Reis, especialista em regulação de transporte da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e membro da gerência de sinalização e segurança da Diretoria de Operações (DOP) da agência em conversa para o podcast “De olho na Estrada”, da Concessionária SPMAR, que explicou o funcionamento do sistema pensado para substituir as praças de pedágio no futuro.

“O free flow é um sistema de livre passagem, ou seja, com automação da cobrança tarifária. E de que jeito se dá essa automação? São sensores instalados em pórticos ou portais nas rodovias e nos dispositivos eletrônicos nos veículos, as tags, sendo feita a cobrança de tarifa automaticamente. Dessa forma, o sistema de livre passagem evita a necessidade de existência de praças de pedágio, uma barreira física no meio da rodovia”.



Na conversa foi abordada toda a simbiose entre tecnologia e segurança que surgiu na década de 90, com as primeiras concessões no País. E como o tema migrou até para as universidades, onde uma linha de pesquisa especial, chamada ITS (Sistema Inteligente de Transporte) debate o desenho para as rodovias inteligentes do futuro.

Outro participante, o gerente de operações da SPMAR e apresentador do podcast, Fausto Cabral, também comentou sobre as concessões do presente e as diversas tecnologias implantadas que passam despercebidas pelos usuários, como os SACs, as caixas de analisadores de tráfego, comumente confundidas com os radares: “Medem a quantidade de veículos que passam por faixa de rodovia, determinam o comprimento, o tipo de veículo (..). Essa tecnologia é muito importante para quem está administrando a concessionaria para tomar as decisões certas”.

Para conferir a entrevista completa do Lucas Reis, e saber um pouco mais sobre as tecnologias que vão contribuir para mudar o dia a dia nas rodovias, basta acessar a plataforma de áudio do De Olho na Estrada no Spotify. O podcast De Olho na Estrada é um canal que reúne especialistas para conversar sobre segurança viária de uma forma descomplicada.

Sobre a SPMAR – A Concessionária SPMAR atua na administração dos Trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, sendo responsável pela gestão de 76% do Rodoanel Metropolitano de São Paulo em operação.

O Trecho Sul (km 30 ao km 86 do Rodoanel Mario Covas) tem acesso pelas rodovias Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste) no km 30; Imigrantes no km 70 e Anchieta no km 75, além da Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86.

O Trecho Leste (km 86 ao km 130 do Rodoanel Mario Covas) tem acesso pela via de ligação com a Av. Papa João XXIII, em Mauá, no km 86; pela Rodovia Henrique Eróles – SP066 (km 115, em Suzano); pela Rodovia Ayrton Senna – SP070 (km 124 em Itaquaquecetuba) e pela Rodovia Presidente Dutra – BR116 (km 130 em Arujá).

Com informações da Assessoria de Imprensa GWA Comunicação Integrada

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