Um estudo do Banco Nacional de Empregos (BNE) mostra que cresceu o número de mulheres buscando vagas na área de tecnologia, visto que de janeiro a maio do ano de 2021, foram registradas 12.716 candidaturas femininas contra 10.375 em 2020 no mesmo período. Em apoio a essas mulheres, a Cisco Brasil anuncia que já estão abertas as inscrições da nova edição do Women Rock IT. O projeto faz parte da iniciativa Girls in ICT Day, movimento global que visa motivar meninas e mulheres a se dedicarem profissionalmente às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e está alinhada ao propósito da Cisco de promover um futuro inclusivo para todos.
Voltado para mulheres a partir de 16 anos, o curso conta com aulas ao vivo do Cisco Networking Academy, via Webex. Ao longo de 6 meses, as alunas terão aulas de CCNA1, CCNA2 e CCNA3 com os melhores professores do Brasil.
Para participar, as candidatas devem se inscrever no curso classificatório Networking Essentials, que tem duração de 40 horas e deve ser concluído até 22 de abril. Realizado no modo self-learning, com conteúdo em inglês de nível básico ou português, o programa ensina a planejar e instalar uma rede doméstica ou de pequena empresa usando tecnologia sem fio, promove a prática de verificação e solução de problemas de rede e conectividade com a Internet, e ensina a reconhecer e mitigar ameaças de segurança, entre outras habilidades.
As 1.000 estudantes melhores classificadas no Networking Essentials iniciarão o primeiro módulo do Cisco® Certified Network Associate (CCNA) 7.0, capacitação em redes com reconhecimento internacional na carreira de TI, que será ministrada por videoconferência pelo Cisco Webex. O CCNA é composto por três módulos em português, nos quais as alunas aprenderão as funções necessárias para dar suporte às operações tanto de empresas quanto de pequenos varejistas. As estudantes se capacitarão a construir redes locais simples (LANs), desenvolverão conhecimento prático de esquemas de endereçamento IP, além de dominar a segurança de rede básica e poder realizar configurações básicas para roteadores e switches.
Ao final do curso a candidata estará pronta para aplicar para a certificação internacional. Entre os pré-requisitos, além de ser mulher (cis e trans) e ter mais de 16 anos, é necessário acesso à internet e um computador com processador i3 ou equivalente, Windows 10, 4Gb de RAM e 27GB de disco rígido. Saiba mais no link.