Conforme a pesquisa da YouGov/Tableau as líderes mulheres deram maior enfoque na inclusão de mais profissionais de cargos diferentes e em agregar uma pluralidade de opiniões durante as reuniões de negócios
A habilidade de extrair insights de dados é uma das qualidades mais importantes nos negócios, responderam 64% das líderes brasileiras para a pesquisa Quality Conversations, feita pela YouGov a pedido da Tableau, plataforma líder em análise de dados e uma empresa da Salesforce. Embora numa porcentagem menor, a maioria dos líderes homens (57%) também reconhece a importância dessa habilidade.
De acordo com a pesquisa, as líderes mulheres também priorizam mais o uso de dados em reuniões de trabalho do que os homens. No total, 98% das lideranças femininas destacaram a possibilidade de se explorar dados durante reuniões de negócios como critério fundamental para se chegar a boas resoluções. A maioria dos homens (89%) também concorda com a premissa, porém, numa porcentagem menor.
Mais líderes mulheres (93%) do que homens (81%) destacaram que os dados ajudam um profissional a ser ouvido e levado a sério. Além disso, 92% da mulheres e 87% dos homens também disseram que os dados reduzem incertezas sobre os negócios e ajudam a tomar decisões mais apuradas.
As informações são um recorte Brasil da pesquisa internacional Quality Conversations. Para este levantamento, conduzido em Agosto de 2021, foram realizadas entrevistas estimuladas com 1.977 executivos C-Suite de organizações de todos os portes. Foram entrevistados 224 executivos do Brasil, 217 do Reino Unido, 232 da França, 220 da Alemanha, 214 da Espanha, 215 da Suécia, 224 de Singapura, 209 do Japão e 222 da Austrália. No total, 735 mulheres executivas foram entrevistadas.
Inclusão
As líderes brasileiras também deram maior enfoque na inclusão de mais profissionais de cargos diferentes e na possibilidade de agregar uma pluralidade maior de opiniões nas reuniões. A maioria das lideranças femininas (64%) respondeu que abrir conversas para mais pessoas — incluindo operadores de máquinas e vendedores do varejo — é fundamental para se ter melhores conversas sobre negócios. Apenas 54% dos líderes homens disseram que essa questão é prioritária.
Quase todas as entrevistadas (98%) também disseram ser muito importante permitir que todos os participantes das reuniões possam falar e contribuir com as suas ideias, porcentagem maior do que a dos homens (90%) também.