Neste mês, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) completa 11 anos desde sua fundação, comemorando conquistas importantes para o ecossistema. Criada com o objetivo de representar as startups brasileiras no meio corporativo e no cenário político, a entidade liderou conexões, fez grandes eventos e é uma das principais associações ligadas a inovação na América Latina.
Criada em Belo Horizonte com uma rede nacional de voluntários nos estados, a Abstartups foi pioneira na criação de um banco de dados sobre startups e atualmente o StartupBase é referência nacional no assunto.
A Associação também conta com planos de associação com uma séria de benefícios para as startups. Atualmente a Abstartups conta com mais de 7.400 startups associadas, o dobro em relação ao mesmo período de 2020. O número de mantenedores, empresas que acreditam na Abstartups e no potencial de crescimento da startups no Brasil, também está em expansão, em 2018 eram apenas 11 mantenedores e hoje já são mais de 40 empresas.
Outro grande ponto de atuação da associação é o relacionamento e parceria construída com as comunidades do Brasil, o que auxilia a presença da Abstartups em todas regiões, incentivando o desenvolvimento das startups em todo o país. Essa relação possibilita a realização de diversos eventos como o StartupON e o FALCOM.
Outro evento que conta com realização Abstartups é o CASE, conferência anual de startups e empreendedorismo, considerado o maior evento do ecossistema de startups do país. Durante o CASE ocorrem palestras, mentorias, além das possibilidades de networking entre startups, investidores e outros agentes do ecossistema.
Luiz Othero, Diretor Executivo da Abstartups, aponta que o ecossistema mudou completamente desde a fundação da Associação: “Em 2011 não tínhamos nenhum unicórnio, só existia uma aceleradora de startups e a figura do investidor-anjo era completamente desconhecida. Hoje, o investidor-anjo é uma figura indispensável para nosso ecossistema e ano passado batemos records de investimentos no ecossistema” finaliza.
Entre os planos da Abstartups está a atualização do StartupBase para torná-lo ainda mais completo e facilitar a navegação e acesso às informações entre startups, corporates e investidores, o lançamento de novas newsletter com mais informações sobre o ecossistema e a realização da nona edição do CASE, maior evento de startups da América latina para ajudar a impactar ainda mais o empreendedorismo no país.
Outros eventos também estão no planejamento da associação, como a volta do StartupON em modo presencial. O StartupON acontece desde 2018 com o objetivo de gerar visibilidade para as comunidades de startups locais promovendo conhecimento e networking. Outro evento que se repetirá esse ano é o FALCOM, evento destinado para líderes de comunidades.
Os objetivos da Abstartups também contam com parcerias com o Sebrae SP e Inovativa, além da Deloitte e Black Angels apoiando os estudos e mapeamentos que serão lançados esse ano.