O Eixo Educação foi pauta do programa que recebeu secretaria de governo, especialistas e estudiosos da área
Na última terça-feira, 15, a Plataforma Connected Smart Cities deu sequência a mais um Evento Temático 2022 do Ranking CSC. A pauta da vez foi discutir a Educação, tomando por base as cidades de Vitória (ES), São Caetano do Sul (SP) e Mineiros (GO), as três melhores colocadas do Ranking CSC em 2021. Abaixo você confere os principais Highlights apresentados nesta série que continua no dia 29, com o eixo Energia.
Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems, e pesquisador responsável pelo Ranking CSC, apresentou e explicou sobre a coleta dos indicadores do eixo Educação, que dividem-se em:
- Vagas em universidade pública com o objetivo de avaliar as cidades, e não a gestão pública – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Média do ENEM das Escolas Públicas – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Docentes com ensino superior – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Nota IDEB que avalia os anos finais do ensino público,
- Taxa de abandono no ensino médio – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Apontar a média de alunos por turma no 9.ano do ensino fundamental público – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Levantar as despesas pagas por investimento na educação por habitante – Secretaria do Tesouro Nacional – SICONFI,
- Apontar a média de hora-aula no ensino fundamental ( 8o. e 9o. anos) – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Levantar os dispositivos digitais por aluno disponibilizados na escola, de uso exclusivo do aluno – fonte INEP – Ministério da Educação (Microdados),
- Levantar a existência de solução de matrícula escolar na rede pública online – fonte IBGE,
- Levantar o percentual de empregos no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento – fonte RAIS – baseado na ISO 37122,
- Levantar o percentual de empregos com ensino superior – fonte CENSO.
Juliana Rohsner, secretária municipal de educação de Vitória (ES), 1º lugar no eixo de Educação no Ranking CSC de 2021, disse que a capital capixaba tem hoje 100% da rede de ensino formada no nível superior. “De 2015 pra cá, avaliamos o currículo de cada território e demos um olhar muito cuidadoso para a educação. São 53 EMEFS, pouco mais de 43 mil estudantes, sem contar a EJA – Educação de Jovens e Adultos”. A secretária ainda afirmou que são cinco centros de cultura, ciência e educação e que realizam busca ativa em parceria com a Secretaria de Saúde e Assistência Social para que o índice de evasão escolar não ultrapasse 0,8%. “Fomos o primeiro município do retorno presencial em março de 2021. Ampliamos a carga horária diária nas escolas municipais, com contraturno de português e matemática, integrados ao programa Educar para Vitória. Adquirimos tecnologia para alunos e professores”, completou Rohsner.
Fábio Toro, supervisor escolar da Prefeitura de São Caetano do Sul (SP), 2º lugar no eixo Educação do Ranking CSC de 2021, afirmou que são 20 mil alunos na rede municipal de ensino, contando com 65 escolas, além da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. “Com pouco mais de 160 mil habitantes, nos amparamos no nosso currículo municipal de educação, amplamente discutido e elaborado pelos professores”, disse Toro. O supervisor explicou que “o currículo contribui para o compromisso de uma cidade inteligente, que se torna mais próxima das pessoas. É uma cidade inclusiva, com diversidade e equidade”, completou. Também em parceria com a Secretária de Saúde e Assistência Social, São Caetano apresenta o projeto do Território Conectado, com o objetivo de fornecer pertencimento a todas as escolas. A lousa digital, o acesso online com wi-fi 100%, os processos que mediam a tecnologia com o conhecimento dos alunos, a sustentabilidade com projetos políticos pedagógicos, e a comunicação com a comunidade são os pilares da educação no município, de acordo com Fábio Toro.
Carlos Roberto, secretário municipal de educação de Mineiros (GO), afirmou que com as metas do PNE (Plano Nacional de Educação) conseguiram avançar neste eixo. “Somos vigilantes em relação a isso. Os eixos da Secretaria Municipal de Educação são Infraestrutura, Recursos Humanos e Gestão”, disse. Em Mineiros são 23 escolas urbanas e 6 referenciadas com profissionais específicos. Em janeiro de 2022, o ensino municipal retornou 100% no presencial. “A pandemia foi um modelo de indicador totalmente diferente em que tivemos que nos adaptar. A missão agora é recuperar os alunos que foram os mais prejudicados, com contraturnos dentro dos turnos, ou seja, professores substitutos que, quando não estão em sala de aula, ajudam no reforço escolar”, acrescentou Carlos.
Iara Negreiros, consultora associada na SPIn e doutora na Escola Politécnica da USP, participa da comissão da ABNT/CEE-268 de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. “Desde 2020, participo do grupo que está discutindo os indicadores normalizados. A digitalização de livros é um outro indicador da normalização internacional e falar de cidades inteligentes não é falar de métricas, mas é olhar para todos os pontos da cidade”, afirmou. E disse ainda “os indicadores pautam para quantidades, mas precisamos pensar em qualidade, em resultado da educação. As normas trazem que mais do que comparar quantitativamente, o objetivo é melhorar a evolução. Dentro da comissão da ABNT discutimos esses indicadores representando o Brasil”.
Juliana Roshner comentou que em Vitória, um dos gargalos é o custo do aluno em cada escola. “O desafio é enxergar a melhoria da potencialização, como cuidar do parque tecnológico. É um percurso para instigar o interesse no cidadão e precisamos nos unir como políticas públicas complementares entre município e estado”, disse.
Toro finalizou sua participação dizendo que a dificuldade é investir na formação do professor. “O reforço escolar foi o foco do nosso retorno presencial, além de repensar estratégias adotadas pela rede. A defesa é na educação integral, avaliando estrutura familiar, alimentação, além de qualquer questão social. O sujeito não pode ter negado nenhuma condição de ensino. Fizemos em todo o município uma avaliação diagnóstica para sentir como estão todas as escolas”, afirmou.
O secretário de Mineiros também acrescentou dizendo que “a melhor saída seria comparar o município com ele mesmo, antes e depois da pandemia, e qual porcentagem ele cresceu dentro da sua condição”. Carlos Roberto afirmou que o trabalho do Connected Smart Cities ‘força’ a Secretaria de Educação a buscar uma melhor qualidade de ensino.
O convidado Bernard Caffé, cofundador e CEO na Jovens Gênios – Aprendizado Divertido e Inteligente – apresentou soluções para ajudar na educação com um método de inteligência artificial e gamificação. “Tudo o que acontece na plataforma gera dados de engajamento por escola e família. São mais de 17% de aprendizagem em dois meses com a metodologia da Jovens Gênios.
Para encerrar, Willian Rigon disse que “toda a dinâmica precisa ser olhada no básico e na estrutura complementar. No nível de diagnóstico, não se consegue trazer todo o dado quantitativo para o qualitativo. O objetivo do Ranking Connected Smart Cities é provocar discussão e trazer novas visualizações para que gestores possam discutir e planejar suas cidades”, completou.
Todo o conteúdo do vídeo, você pode assistir, gratuitamente, no canal do Youtube do Connected Smart Cities. Confira o calendário de programação dos Eventos Temáticos do Ranking CSC pelo site. Inscreva-se neste link para interagir com os participantes dos próximos programas.
Assessora de Imprensa da Necta – Conexões com Propósito