Ação da LINUXtips ocorre em comemoração ao dia das mulheres, onde a empresa visa fomentar o acesso de mulheres na área de tecnologia
O mês das mulheres chegou, e apesar dos avanços que elas vêm conquistando, ainda tem muito caminho para chegar à igualdade. No mercado de trabalho ainda precisam brigar para ter os mesmos direitos, e vem conseguindo espaços que antes quase não existiam. No setor de TI, segundo dados revelados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), de janeiro até maio de 2021, houve um salto de 22%, em relação ao mesmo período do ano anterior, de mulheres se candidatando a vagas desse ramo.
E quem ajuda a esse mercado estar cada dia mais acessível para as mulheres é a LINUXtips. No mercado há 8 anos, a empresa fornece treinamentos para ferramentas que o mercado está mais demandando, buscando aperfeiçoar os profissionais do ramo. E sempre atentos para o lado social, a empresa está fornecendo um dos treinamentos mais requisitados totalmente de graça, para as mulheres. Tudo isso é parte do projeto ‘Chama as Mina’, que está em sua terceira edição.
“Aqui temos esse cuidado com o lado social. Não desejamos, de forma alguma, realizar ações apenas para ficar legal com o marketing. Queremos realmente fazer a diferença na vida das mulheres, por isso criamos o ‘Chama as Mina’, onde oferecemos treinamentos , completos e atuais, de forma gratuita. O dessa edição será sobre a AWS, principal cloud provider, e que está sendo bastante requisitado pelo mercado”, comenta Jeferson Fernando, CEO da LINUXtips.
A demanda por profissionais que tenham conhecimento sobre cloud, como AWS, Azure e Google Cloud, tem aumentado no mercado. Isso acontece pois grande parte das empresas já estão migrando para possuir sua infraestrutura em nuvem.
Com o treinamento que a LINUXtips está oferecendo, às mulheres terão todo o conhecimento para implementar e administrar ambientes complexos utilizando produtos da AWS como o CloudFormation ou o DynamoDB, além de prepará-las para o exame AWS Certified DevOps Engineer.
“O hype do mercado já não é somente a migração da infraestrutura para a nuvem, mas mantê-la e acompanhar a agilidade do negócio, e isso hoje ainda é um desafio. E exatamente por esse motivo que a demanda por esses profissionais está em alta, pois precisamos manter esses ambientes na nuvem, que a cada dia se tornam mais complexos e necessitam de um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Então queremos que mais mulheres entrem nesse mercado, e já se aperfeiçoem nessa tecnologia que tanto precisa de bons profissionais”, explica Jeferson Fernando.
O projeto está em sua terceira edição, e isso se dá ao fato de que as alunas que participam do treinamento, aprendem realmente sobre as ferramentas e como o mercado precisa que o profissional esteja adequado. Prova disso é a desenvolvedora Jordana Marçal, que realizou o treinamento em duas edições anteriores, e hoje trabalha em uma grande empresa.
“Sou a prova viva que esse projeto muda completamente as carreiras. Já participei de outras edições, e saí de uma empresa local da região de Goiânia, para estar hoje em um grande unicórnio em SP”, exalta Jordana.
Além de oferecer um dos treinamentos mais requisitados do momento, a atual edição do ‘Chama as Mina’ irá prestar uma homenagem para Isadora Menezes, grande profissional da área que ajuda a difundir o conhecimento do projeto com outras mulheres. A iniciativa também conta com outras 12 embaixadoras. Para quem deseja participar do treinamento, pode se inscrever através deste site.