As discussões acerca da representação feminina na força de trabalho e como garantir a adoção de políticas sólidas para a promoção da igualdade de gênero se fazem cada vez mais necessárias no mundo todo. A Cisco e a SAP se unem em um evento online para a América Latina, no próximo dia 8 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, para debater a equidade de gênero como pilar estratégico para um futuro mais inclusivo, igualitário e sustentável.
Cristina Palmaka, Presidente da SAP para a América Latina e Caribe, e Laércio Albuquerque, Vice-presidente da Cisco para a América Latina, irão liderar a discussão, aberta ao público, abrangendo não só o papel das organizações na busca pela equidade de gênero e por um mundo mais sustentável, mas também a participação dos homens como aliados nessa jornada. O evento contará também com um painel com representantes de empresas: Renata Marques, CIO América Latina da Natura & Co, Milena Martins, Executive Leader Cultural Transformation da Vale Brasil, Adriana Islas, CIO da Estafeta México e Yanett Perez, Gerente regional de tecnologia, da BAC Guatemala & BAC Regional.
A desigualdade de gênero ainda é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo e a sua relação com a sustentabilidade é intrínseca, uma vez que equidade de gênero figura como o 5º entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, visando acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas até 2030.
De acordo com relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos 141 países analisados, hoje a perda em riqueza de capital humano devido à desigualdade de gênero é estimada em US$ 160 trilhões, cerca de duas vezes o valor do PIB global. Nesse sentido, a discussão do tema é cada vez mais urgente e é crucial encorajar homens para promover ativamente a igualdade de gênero e fazer parte da solução.
“As organizações têm se movimentado para a ampliação do diálogo sobre iniciativas que aceleram a igualdade de gênero, mas ainda é fundamental uma efetiva transformação de comportamento. Como homens e líderes corporativos, nosso papel é sermos aliados na busca por um mundo mais inclusivo e igualitário, ajudando a implementar essa visão comum dentro das nossas empresas e sociedade, beneficiando a todos”, afirma Laércio Albuquerque, VP da Cisco para a América Latina.
“Como líderes, temos a responsabilidade de promover uma sociedade mais inclusiva e em especial para a valorização e geração de oportunidades para as mulheres. Essa tarefa não é fácil e por isso precisa estar no DNA das empresas para que em todas as instâncias seja exercitado zero tolerância a microagressões e possibilidades de exclusão. Se quando olhamos uma sala de reunião e nela não podemos confirmar a equidade de gênero na composição dos participantes, é hora de entender e agir para que a diversidade e a inclusão façam parte do nosso dia a dia dentro das empresas”, destaca Cristina Palmaka, presidente da SAP para a América Latina e Caribe.
Evento – Equidade de gênero hoje para um amanhã mais sustentável
Cisco & SAP juntos em celebração ao Dia Internacional da Mulher 2022
Data: 08 de março
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Idioma: Português e espanhol (com tradução simultânea para ambos idiomas)
Local: Youtube Cisco do Brasil Equidade de gênero hoje para um amanhã mais sustentável