Evento gratuito realizado na última terça-feira (22) abre as portas do metaverso e apresenta as inúmeras possibilidades do universo virtual
Considerado a internet do futuro, o metaverso vai revolucionar as relações pessoais e profissionais num curto espaço de tempo. Segundo previsão do J.P.Morgan, a oportunidade de mercado do universo virtual está estimada em mais de US$ 1 trilhão em receitas anuais. A cada dia que passa mais empresas, de várias formas e tamanhos, entram nesse novo mundo. Mas todas ainda têm as mesmas perguntas: O que é o metaverso? Qual deve ser a minha estratégia? O que eu devo fazer? Para responder estas e outras perguntas, a Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento realizou, na última terça-feira (22), masterclass com especialistas de mercado para falar sobre o tema.
Diante do incomensurável potencial de transformar as relações corporativas e deixar o ambiente profissional mais próximo, inclusivo e humano, é preciso mudar paradigmas para entrar de cabeça nesse novo mundo de possibilidades. É o que aponta o presidente e cofundador da Virbela, plataforma de mundo virtual para trabalho remoto, aprendizado e eventos, Alex Howland.
“É uma grande mudança organizacional e as pessoas têm uma resistência grande a transformações. O que a gente observa é grandes empresas começarem com eventos para juntar as pessoas no ambiente do metaverso para que elas fiquem confortáveis. Segundo, se você quer entrar de vez, comece pequeno, com algumas equipes. É como aprender a ler”. A Oficina é a representante oficial da Virbela no Brasil.
“O conceito do metaverso é o tema mais falado nos mundos da comunicação, da tecnologia digital e da inovação disruptiva das experiências imersivas. A expectativa é que o metaverso traga novos contornos à comunicação humana.Não existe um mundo virtual, mas muitos mundos, que estão tomando forma para permitir que as pessoas aprofundem e ampliem”, afirmou a diretora de Curadoria e Conteúdo e Novos Produtos da Oficina Consultoria, Miriam Moura.
Alex Howland apresentou o seu próprio escritório virtual na Virbela. Ele circulou pelas diversas salas de reunião da Virbela e interagiu com colegas no ambiente virtual, numa demonstração real sobre o dia-dia do escritório no metaverso. “O espaço traz uma sensação de coworking e permite saber o que está acontecendo na sua organização em tempo real”, afirmou o presidente da Virbela, que promete novidades em breve. “A fidelidade dos avatares vão ficar cada vez melhores, com um custo benefício entre desempenho e acessibilidade. Estamos muito empolgados para lançar novos avatares ainda este ano”.
Espaço coletivo e cheio de possibilidades
Partindo dos princípios que integram o mundo real ao digital, a conselheira da associação XRBR (Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de X-Reality), Ana Arruda, apresentou um glossário com os conceitos das tecnologias 360º, 3D, realidade aumentada, realidade virtual e realidade estendida. As tecnologias são fundamentais para entender o universo virtual e chegar às inúmeras possibilidades do metaverso.
“A convergência entre as diferentes realidades, tanto física quanto virtual, resulta nesse espaço coletivo, aprimorado e cheio de possibilidades que é o metaverso. Podemos criar nossos próprios universos e cômodos dentro do metaverso, fazer reuniões e tornar toda a experiência mais imersiva”.
O head de Inteligência de Mercado da Oficina, João Chequer, explica que as mudanças nas relações corporativas proporcionadas pela pandemia abriram caminho para a expansão do universo digital e imersivo, e são uma alternativa às exaustivas reuniões nas plataformas online.
“Recentemente tivemos uma grande transformação social por causa da pandemia e isso fez com que houvesse experiencias virtuais mais imersivas. Essa combinação de tecnologia, questão social e comunicação, foi um motor econômico e que fizeram com que a curva de maturidade das pessoas no ambiente virtual fosse exponencial”, disse. “Pensando nisso, a gente buscou a parceria com o Virbela para trazer isso ao Brasil e compartilhar a um mercado em ascensão”.