Startups poderão se inscrever até 19 de fevereiro no Black Scale, programa da Inventivos com Distrito, Via e Unilever para impulsionar inovação e desenvolvimento de negócios por meio de mentorias, treinamentos e investimento
Mesmo sendo maioria no Brasil (56%, segundo o IBGE), a população negra é ainda minoria em cargos de gestão empresarial — representa 23,6% das lideranças, de acordo com a Pesquisa Afroempreendedorismo no Brasil. Para mudar esse quadro, a Inventivos, em cocriação com a plataforma de transformação digital Distrito, Via e Unilever, lança em novembro o Black Scale, programa de aceleração para startups fundadas por pessoas negras. Os empreendedores podem se inscrever no site Black Scale até o dia 19 de fevereiro.
O processo terá duas etapas: seleção e aceleração. Entre os inscritos, 50 startups serão chamadas para entrevistas. Dessas, serão selecionadas 20 para a fase de imersão, uma pré-aceleração intensiva com duração de um mês. Ao final, 10 serão escolhidas para o plano de aceleração completo ao longo de três meses.
Para o CEO e cofundador do Distrito, Gustavo Araujo, essa é uma iniciativa necessária para o ecossistema de inovação brasileiro. “Enquanto software e cloud figuram como principal segmento de pequenas e médias empresas gerais, a categoria sequer aparece nos dez principais ramos dos afroempreendedores. A maioria das startups não têm nenhum negro na equipe. Isso mostra que o mercado de tecnologia é pouco diverso e queremos mudar esse cenário por um cada vez mais igualitário”, afirma.
Para o CEO da Inventivos, Lucas Santana, a desigualdade nessa área é gritante e ações como essa são de extrema importância para um país como o Brasil. “A jornada de empreender é, por vezes, precarizada. Sobretudo quando falamos de negócios que são fundados por pessoas negras. A característica da cor de pele nos atravessa nas relações profissionais, seja no menor faturamento nas empresas fundadas por pessoas negras, no empreendedorismo por sobrevivência e não por oportunidade, ou na dificuldade de acesso a crédito. O que falta é incentivo, cases para se inspirar e, principalmente, orientação. Por isso, esse programa é muito importante para diminuirmos as desigualdades no mundo dos negócios”, completa.
O Black Scale inclui conteúdos de business e tecnologia, mentorias com especialistas, conexões com outras empresas, acesso a ferramentas digitais, plano de acompanhamento, entre outros benefícios. As startups vão receber treinamentos baseados em quatro pilares: posicionamento de marca, cultura de inovação, deal flow de negócios e impacto social.
Segundo a gerente de D&I da Unilever Brasil, Luana Suzina, o Black Scale vem para disseminar ainda mais os valores da empresa. “O tema Diversidade e Inclusão na Unilever não fica restrito à área de Recursos Humanos, mas permeia todas as nossas marcas e áreas e é parte importante da nossa estratégia de negócios, assim como a inovação, ambos sendo premissas para tudo o que fazemos. Por isso vemos a oportunidade que o Black Scale nos traz de quebrar barreiras nestes dois temas somados e contribuir para essa jornada de transformação do cenário de startups. O tema inovação é parte do Fundo Afrolever, uma iniciativa da Unilever cuja missão de acelerar as oportunidades para pessoas negras se apoia nos pilares de talentos, marcas, fornecedores e comunidade, e busca impulsionar a representatividade negra dentro da companhia e também na sociedade. Estamos orgulhosos de fazer parte porque acreditamos muito no potencial dessa ação para acelerar e fomentar a cadeia de startups e empreendedores para que tenha mais diversidade e interseccionalidade”, diz.
O desconhecimento de estratégias digitais, métodos, processos e de como tornar o negócio rentável são apontados como alguns dos principais desafios pelos empreendedores negros. E o Black Scale vai justamente fornecer ferramentas para superar essas dificuldades, potencializando iniciativas de inovação, além de criar oportunidades para novos negócios.
Para a gerente de Diversidade e Inclusão da Via, Amanda Ferreira, a iniciativa conversa com o compromisso da empresa. “O programa Black Scale é uma grande oportunidade para contribuir com o aumento da diversidade no ecossistema de startups. Para nós, da Via, é um orgulho enorme poder contribuir com a aceleração de negócios liderados por pessoas negras, porque acreditamos na força inventiva do afroempreendedorismo inserido na transformação digital e no movimento coletivo, dialogando e tornando toda jornada digital mais inclusiva. Aqui na Via, a Diversidade, Equidade e Inclusão são valores e fazem parte do nosso compromisso como empresa, pois queremos que a pluralidade brasileira esteja representada em nosso time, e claro, na sociedade. Sabemos do nosso papel como empresa e nos comprometemos nessa atuação mais ativa na agenda de equidade racial no Brasil, focando, também, em programas internos de aceleração de carreiras para profissionais negros e a meta de representatividade de 45% de negros em cargos de gerência acima”, conclui.