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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO RECURSO NA GESTÃO PÚBLICA

No último mês de setembro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta o uso da Inteligência Artificial. A PL 21/20, estabelece os fundamentos do uso dessa tecnologia, como respeitar os direitos humanos, a democracia, a igualdade e a privacidade de dados, entre outras coisas, para estimular a aplicação da IA e proteger os cidadãos de seu mau uso.

O projeto ainda está em debate no Congresso Nacional, mas a atitude mostra que a Inteligência Artificial fará, cada vez mais, parte do cotidiano. Este recurso já é aplicado em diversos setores, como na segurança pública e privada, saúde e recursos humanos e pode ser muito benéfico para diversos outros setores.



Pensando nisso, a RealNetworks, desenvolvedora do SAFR, software de visão computacional e inteligência artificial, listou quatro benefícios que a IA pode proporcionar para a gestão pública.

Detecção de fraudes

A Inteligência Artificial permite a implantação de soluções para detectar fraudes. Por meio de identificação biométrica por voz e reconhecimento facial, é possível detectar e-mails fraudulentos, por exemplo. Além disso, desde 2018 o Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União utilizam machine learning para detectar desvios na atuação dos servidores.

Agilidade nos processos de atendimento

Automatizar atendimentos, sobretudo para agendamento de procedimentos que costumam ser burocráticos, como emissão de documentos como RG e Bilhete Único, por exemplo, torna todo o processo muito mais ágil. A combinação da Inteligência Artificial com atuação humana para automatizar conversas em chats, por exemplo, se mostra altamente eficaz, por tornar a experiência automatizada e personalizada ao mesmo tempo.

Economia de recursos

Além da minimização de falhas humanas, o uso da Inteligência Artificial na gestão pública, proporciona uma economia de recursos financeiros que chega na casa dos bilhões de dólares. Teoricamente, o montante financeiro economizado após a implantação da tecnologia, pode ser aplicado em outras áreas públicas que necessitem, ou para melhorar as condições do próprio setor.

Previsão de problemas

A Inteligência Artificial pode ser aplicada para monitorar áreas de risco e prever situações e cenários nos quais a gestão pública deve atuar, podendo prevenir enchentes, por exemplo. Dessa maneira, a equipe profissional e a verba destinada para solucionar o problema circunstancial, é feita com melhor precisão.

Com informações da Assessoria de Imprensa NR7

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