Líderes da Microsoft, Neste, Ørsted, Schneider Electric e AVEVA apontam estratégias para a indústria alcançar suas metas de sustentabilidade em relação ao clima
A AVEVA , líder global em software industrial, impulsionando a transformação digital e a sustentabilidade, se uniu a empresas que compõem todo o espectro de tecnologia e energia a fim de enfatizar o papel multifacetado da digitalização que pode ajudar o ecossistema industrial a atingir as metas de emissões de carbono zero. Líderes em sustentabilidade e meio ambiente da Schneider Electric, da Ørsted, da Neste, da Microsoft e da AVEVA afirmam que a inovação baseada em dados pode ajudar a desbloquear os benefícios de sustentabilidade em todos os níveis.
Pesquisa realizada junto a mais de 850 especialistas em transformação digital e executivos C-Level revela que nove em cada dez empresas esperam acelerar suas atividades de sustentabilidade em 2022, conforme as empresas reconhecem seu papel no combate às mudanças climáticas. Os dados da pesquisa encomendada pela AVEVA mostram ainda que quatro em cada cinco indústrias líderes em seus respectivos setores querem aumentar seus investimentos digitais para impulsionar modelos de negócios sustentáveis, o que demonstra o enorme potencial de tecnologias avançadas, como dados inteligentes, inteligência artificial (IA) e computação em nuvem para permitir operações industriais de baixo carbono e emissão líquida zero, explica Lisa Johnston, Chief Sustainability Office (CSO) da AVEVA.
“Empresas em todo o mundo se comprometeram a reduzir sua pegada ambiental, e a AVEVA acredita que a comunidade empresarial pode, agora, ir mais longe em suas ações positivas com o apoio de nossas atividades e parcerias, em outras palavras, com a nosso handprint de sustentabilidade “. Dada a natureza das capacidades da AVEVA, acrescenta Lisa Johnston, suas soluções têm um impacto construtivo na sustentabilidade ambiental dos clientes. “As soluções de gerenciamento de infraestrutura de dados, como o AVEVA PI System, que é fornecido em parceria com o Azure Cloud da Microsoft, podem ajudar milhares de empresas muito diferentes a encontrarem caminhos inovadores para atingir seus objetivos de sustentabilidade e se tornarem positivos para o clima.”
Estratégias de digitalização para atingir compromissos líquidos zero
Segundo as lideranças, a inovação baseada em dados desempenha um papel significativo na obtenção das emissões líquidas zero e, para tanto, é fundamental a adoção de estratégias viáveis para construir organizações positivas para o clima, portanto, sugerem que as empresas:
• Incorporem a sustentabilidade aos KPIs: Olivier Blum, Diretor de Estratégia e Sustentabilidade da Schneider Electric – considerada a empresa mais sustentável do mundo -, afirma que as organizações industriais devem desenvolver estratégias de sustentabilidade da mesma forma que têm estratégias para outras áreas, como finanças ou recursos humanos. Por exemplo, as emissões potenciais de CO2 devem ser levadas em consideração no projeto de novos ativos, para melhorar a sustentabilidade e acelerar a transição climática, e o mapeamento de KPIs de sustentabilidade para o resto da empresa pode fornecer os resultados críticos necessários. “Sustentabilidade é como qualquer área de negócios. Você deve ter uma estratégia de sustentabilidade, que precisa estar totalmente integrada à sua estratégia de negócios.”
• Usem dados para prever a inovação: A aplicação de análises preditivas aos dados industriais coletados em toda a cadeia de valor pode revelar novos caminhos para a inovação. Para a Ørsted, que opera uma extensa frota de 1.000 turbinas eólicas offshore, o monitoramento contínuo dos dados de cada uma destas turbinas fornece feedback para a produção de ativos futuros, destaca Jesper Skov Gretlund, Gerente Sênior do Centro de Competência Numérica da Ørsted. “A inovação é um processo contínuo de refinamento, e tecnologias avançadas, como IA e big data, facilitam esse trabalho. E a Ørsted está a caminho de se tornar neutr a em carbono até 2025 .”
• Ampliem seu handprint por meio de parcerias: A Neste trabalha com fornecedores que compartilham seus compromissos de sustentabilidade em sua jornada para alcançar a neutralidade de carbono na produção até 2035. A empresa usa dados coletados em sua cadeia de valor para melhorar as operações e ajudar outras empresas a reduzirem suas emissões, destaca Salla Ahonen, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Neste. “Estamos estudando como podemos realmente transformar toda a nossa cadeia de valor e como podemos ajudar os outros a se transformarem também.” Segundo a executiva, os dados podem oferecer caminhos positivos para melhorar o handprint de uma empresa e, neste processo, todo o ecossistema pode alcançar seus objetivos de emissões líquidas zero.
• Meçam tudo para uma sustentabilidade em escala: Milhares de empresas estão definindo metas líquidas de emissões zero, mas alcançá-las requer melhores ferramentas de medição, destaca Lucas Joppa, Diretor de Meio Ambiente da Microsoft. A líder em software se comprometeu a se tornar uma empresa negativa para o carbono até 2030 . “Você não pode gerenciar o que não pode medir”. Como o carbono é o alicerce da vida, medi-lo exige o monitoramento de todos os aspectos do negócio. “A tecnologia digital é aquela ferramenta – na caixa de ferramentas corporativas – que nos permite avançar na escala e no escopo que a sustentabilidade requer.”
Em suas conclusões finais, os painelistas afirmaram ainda que as indústrias não são mais obrigadas a comprometer a competitividade no curto prazo para buscar um futuro mais sustentável.