A tecnologia é bastante relevante no conceito de mobilidade urbana e contribui com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem e ou circulam pelas cidades. Considerando os meios de transportes, eles desempenham papel importante sobre as condições de acessibilidade. Por isso, é fundamental pensar em inovações que contribuam tanto com seu funcionamento quanto com o bem-estar de quem o utiliza. Nesse sentido, os meios de pagamentos digitais são grandes aliados. A Visa, rede de tecnologia, oferece a Visa Secure Access Module (VSAM) para a aceitação de pagamentos por aproximação, que já foi implementada em catracas de transportes públicos e cabines de pedágios para otimizar tempo, levar comodidade e segurança. Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil, fala sobre o tema.
1) Como a Visa atua para contribuir com o crescimento da modalidade de pagamento por aproximação no transporte?
A Visa oferece ao mercado o Visa Secure Access Module (VSAM), uma solução que permite a aceitação da modalidade de pagamento por aproximação, seja com cartão de crédito, débito, pré-pago ou dispositivos com a tecnologia NFC, em validadores de pagamentos instalados em diferentes modalidades de transportes, como catracas de transportes públicos e cabines de pedágios – com possibilidade de ser implantada também em leitores de cancelas de estacionamentos, por exemplo. Tudo isso sem a necessidade de trocar a atual infraestrutura de validadores, pois a solução é implementada nos equipamentos por meio de chip.
Ao usar a credencial de pagamento por aproximação em um validador com a tecnologia VSAM, o sistema identifica a transação bancária, passa por todas as etapas de segurança de forma criptografada e seguindo padrões da indústria de pagamentos digitais, permitindo finalizar o processo em questão de milissegundos. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na conta corrente ou na fatura do cartão, sem custo ou taxas adicionais.
Hoje, a Visa tem mais de 450 projetos de pagamento por aproximação para transporte público ativos no mundo. No Brasil, temos grandes projetos em operação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, estamos presentes com a nossa solução VSAM em 200 ônibus de 12 linhas da cidade, além da presença em todas as 41 estações do metrôRio, desde 2019, e nas catracas da CCR Barcas e Trens do Rio de Janeiro (RJ), desde 2020.
Desde junho deste ano, a solução VSAM está em operação também nas cabines de pedágios da Linha Amarela, via que liga a Ilha do Fundão à Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, da concessionária LAMSA, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, e no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, operado pela Ecopistas, ambos da Ecorodovias em São Paulo.
Nossa atuação desenvolvendo tecnologias que se adaptam aos sistemas existentes nos diferentes modais do transporte público e nas rodovias do país reforça nosso compromisso com a mobilidade: de proporcionar acesso e conectar as pessoas com o que há de mais inovador, confiável e seguro.
2) Quais são os benefícios de utilizar os pagamentos por aproximação no transporte público ou nos pedágios?
A implementação do pagamento por aproximação no transporte público e em pedágios oferece agilidade e contribui com a melhor fluidez dos passageiros e dos veículos, evitando filas no momento de pagar pela tarifa. Basta aproximar do leitor da catraca ou da cabine a credencial de pagamento, seja o cartão (crédito, débito, pré-pago) ou o dispositivo habilitado com a tecnologia NFC (pulseira, relógio ou smartphone, por meio das carteiras digitais) e efetuar a transação.
Essa é mais uma opção para pagar e entrega experiência sem fricção ao usuário, gerando economia de tempo, aumento de segurança e de conveniência para os consumidores. A solução possibilita também melhor performance às concessionárias que implementam o sistema. Além de melhorias de deslocamentos pelas cidades. E por isso, trabalhamos desde 2019 nessa frente no país para entregar inovação à mobilidade urbana.
3) Os meios de pagamentos por aproximação tornaram-se uma tendência no transporte público. A pandemia da Covid-19 impulsionou essa forma de pagar? Por quê?
Em abril de 2019, implementamos o nosso primeiro projeto com a tecnologia VSAM nas catracas de bloqueios do metrô do Rio de Janeiro (RJ). O sistema registrou crescimento de 260% na média de utilização em dias úteis, de maio até agosto daquele ano. Mais de 90% dos consumidores que usaram pela primeira vez esse meio para pagar no metrôRio fizeram uso recorrente da modalidade. A facilidade de uso levou os usuários a adotarem esta forma de pagamento em outros momentos de seu dia e com uma variedade de novos tipos de estabelecimentos comerciais. Tudo isso mostra a aceitação da tecnologia e sua tendência mesmo antes da pandemia.
No entanto, a crise contribuiu com a aceleração do seu uso, devido a busca por pagamentos mais seguros, rápidos e limpos. Recentemente, pudemos observar esse impacto nas tendências de transporte público em nove países do mundo, por meio da pesquisa “Futuro da mobilidade urbana”, elaborada pela Wakefield Research para a Visa. O estudo aponta que os pagamentos por aproximação se tornaram o método preferido dos consumidores, e que 88% dos usuários de transporte público esperam ter a opção de pagar por aproximação.
Apesar de 63% dos passageiros terem reduzido o uso de transporte público devido à Covid-19, cerca de 40% atribuíram essa redução ao desejo de diminuir o contato com superfícies de uso comum. A não necessidade de contato físico na compra e pagamento de passagens tornou-se algo ainda mais atraente para os passageiros, já que os pagamentos por aproximação reduzem parte de seus receios. Os dados apontam uma tendência de que esta modalidade deve continuar crescendo a cada dia, conforme mais pessoas entendam seus benefícios e retornem ao transporte público circulando pelas cidades, principalmente após a cobertura vacinal da população.
Considerando ainda o case do metrôRio no Brasil, dados mais recentes indicam que o pagamento por aproximação com credenciais Visa atingiu 25% de penetração sob toda a base de pagamentos realizados com Visa no metrô do Rio de Janeiro em junho de 2021, ou seja, um a cada quatro pagamentos com Visa são por aproximação. Os passageiros deste modal já perceberam os benefícios oferecidos que este meio de pagamento tem proporcionado como conveniência, economia de tempo, aumento de segurança, além da fluidez no embarque, que contribuem com melhorias à mobilidade urbana.
4) No que diz respeito a aceitação dos pagamentos por aproximação nas praças de pedágio no Brasil, já é possível mensurar os primeiros resultados dessa operação?
Sim. No primeiro mês de operação da solução VSAM nos pedágios na Linha Amarela, no Rio, e na Ecorodovias, em São Paulo, os pagamentos por aproximação com credenciais Visa representaram 10% do total de pagamentos registrados nessas praças, excluindo os realizados por tags.
No caso do pedágio da concessionária LAMSA, a cada semana cresceu em média 20% o número de transações por aproximação com credenciais Visa no pedágio da Linha Amarela, sendo o cartão o dispositivo mais utilizado (97%) pelos motoristas no período. Também foi possível observar os picos de utilização, entre 4 e 5 horas da manhã e entre às 16 e 17 horas.
Já nos pedágios das concessionárias Ecorodovias (Ecopistas e Ecovias, SP), no mês de julho, a cada semana, o número de transações com essa solução cresceu em média 10% no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, e no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, operado pela Ecopistas. O cartão também foi o dispositivo mais utilizado pelos motoristas até o momento (96%). Foi possível observar ainda que os picos de utilização dos pagamentos por aproximação aconteceram entre 4 e 5 horas da manhã e entre as 14 e 16 horas.