61 organizações premiadas alcançaram cinco milhões de pessoas em todo o mundo
O BMW Group e a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) estão levando adiante sua cooperação na promoção do diálogo intercultural e no fortalecimento da sociedade civil, que teve início há exatamente dez anos. “Temos orgulho desta década de parceria com a UNAOC e da contribuição que fazemos por meio de iniciativas educacionais e do diálogo intercultural em todo o mundo. Portanto, estamos muito satisfeitos em dar continuidade a essa parceria de sucesso”, disse Ilka Horstmeier, membro do Conselho de Administração do BMW Group e responsável por Recursos Humanos.
“É uma honra comemorar 10 anos de parceria com o BMW Group, particularmente devido ao importante trabalho que estamos realizando em prol da inclusão social e da diversidade. Contamos com a continuidade desta colaboração cada vez maior entre as Nações Unidas e o setor privado, que tem demonstrado ampliar e fortalecer o trabalho dos inovadores sociais em todo o mundo”, disse Miguel Angel Moratinos, Alto Representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC).
10 anos promovendo a diversidade e o diálogo intercultural
A parceria entre o BMW Group e a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) teve início em 2011, época em que os dois parceiros entregaram pela primeira vez o Prêmio de Inovação Intercultural. Este prêmio, que vem sendo entregue regularmente desde então, homenageia projetos em todo o mundo que promovem a compreensão intercultural e sociedades diversificadas e inclusivas. Até hoje, 61 ganhadores do prêmio conseguiram alcançar mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo com seus projetos, desde o início do Prêmio de Inovação Intercultural.
A cerimônia de premiação será na EXPO 2020 – o palco da diversidade cultural
Este ano, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 18 de novembro como parte da semana temática sobre tolerância e inclusão na Expo 2020 deste ano em Dubai. Mais de 1.100 organizações de 120 países se inscreveram em uma convocatória aberta que este ano focou especialmente em projetos que promovam a igualdade de gênero e defendam os direitos das mulheres, combatam o extremismo violento, o ódio e o preconceito, e usem a arte, a cultura e o esporte como capacitadores de mudanças sociais.
O Prêmio Inovação Intercultural: Compromisso que dura
Além do apoio financeiro de US$ 200.000 a ser dividido igualmente entre os 10 projetos selecionados, os vencedores do prêmio também se beneficiarão da orientação profissional em projetos do BMW Group, da UNAOC e da consultoria de negócios Accenture. Os destinatários também receberão suporte gerencial e estratégico para projetos e farão parte da rede “Líderes Interculturais”, que conecta profissionais e gestores em todo o mundo. “A cerimônia de premiação é um momento muito especial: as organizações de sucesso poderão colocar suas ideias em prática e receber um valioso apoio profissional dos nossos parceiros de projeto. Estamos satisfeitos em ver que tantos projetos impressionantes foram inscritos novamente este ano. Isso mostra a profundidade da criatividade e do poder inovador que envolve a diversidade cultural”, disse Ilka Horstmeier, patrona do Prêmio de Inovação Intercultural.
Com parcerias como essa, o BMW Group mantém seu objetivo de moldar as mudanças sociais. A empresa quer contribuir ecológica, econômica e socialmente para o progresso sustentável. Essa aspiração também foi evidenciada no IAA Mobility 2021: um show de luzes projetou o logotipo da UNAOC e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na fachada da sede da empresa, em Munique, para marcar o aniversário da parceria.